carregando

Digite para pesquisar

Futebol vai além da Paixão Nacional, conheça seus principais benefícios

No Brasil, quando o assunto é futebol nas rodas informais de conversa, as discussões são sempre acaloradas e apaixonadas. O amor pelos times, por um craque, os resultados, a escalação, o valor de venda, o que o treinador da Seleção Brasileira deveria fazer, entre outros assuntos, são as pautas que permeiam e alimentam o tema na cultura pentacampeã mundial do esporte mais popular do planeta!

Contudo, não só de paixão, ódio, vibração e hinos exaltados vive o esporte trazido por Charles Muller ao Brasil. Há outro lado que, felizmente, as pessoas, torcedoras ou não, estão descobrindo a respeito da modalidade mais assistida, consumida e amada do mundo.

Na maioria das vezes nos deixamos levar tanto pela paixão que esquecemos da importância que este esporte carrega. Uma realização humana que está vinculada à saúde e ao bem-estar físico e mental, podendo proporcionar, não somente momentos de extrema euforia com vitórias e títulos de nosso time do coração, mas melhorias na nossa própria qualidade de vida.

Benefícios de jogar futebol

Ajuda a emagrecer: Por ser uma atividade aeróbica de grande queima calórica o futebol ajuda, sim, a emagrecer. Em média, queimam-se de quatrocentas a até mil calorias por partida.

Enrijece a musculatura: Os exercícios são de alta intensidade, o que ajuda a enrijecer a musculatura, principalmente a localizada na parte inferior, como glúteos, panturrilha e pernas. Também fortalece as articulações dos joelhos, fazendo com que fiquem mais flexíveis.

Combate doenças cardiorrespiratórias: A intensidade dos exercícios somada à natureza aeróbica da atividade fazem do futebol um ótimo amigo da saúde cardíaca. A circulação do sangue nas artérias melhora, bem como aumenta a resistência dos sistemas cardiovascular e respiratório, além de estabilizar a frequência cardíaca. Assim, o risco da ocorrência de problemas graves, como o infarto, diminui.

Desenvolve a coordenação motora: A dinâmica da boa prática do futebol conta com executar passos de forma precisa, superar a marcação dos adversários por meio dos dribles ou marcá-los de maneira incisiva, além de muitos outros.

Todos eles, ao longo do tempo, vêm a desenvolver no praticante uma considerável melhoria na coordenação motora. Outras variáveis que também melhoram são a agilidade para realizar tais movimentos de maneira efetiva e a flexibilidade necessária para atingir a mesma finalidade.

Auxilia na socialização: Nas tradicionais peladas ou rachas realizados nos campos, quadras ou mesmo ruas Brasil afora, os “atletas” que vão disputar as partidas são ilustres desconhecidos. Porém, terão que juntar esforços para chegar a um objetivo que é a vitória.

Essa é uma das belas características da prática do futebol. Superar o desconhecido, as ideias diferentes, para se chegar a um objetivo em comum, socializando-se com pessoas, até então, estranhas.

A comunicação necessária desperta o uso de vários sentimentos e valores que são benéficos para o ser humano: a empatia, a solidariedade, o espírito em equipe, a cooperação, a iniciativa, entre outros. Isso leva as pessoas a socializarem, podendo desenvolver laços afetivos, o que é extremamente saudável para qualquer ser humano.

E, se você procura um lugar que ofereça conforto, segurança e uma equipe de profissionais qualificada e experiente para praticar seu esporte favorito, venha para o Santa Mônica Clube de Campo.

O Santa Mônica dispõe de uma escolinha de Futebol para orientar aqueles que desejam construir uma carreira no futebol, com professores, técnicos e toda a estrutura necessária para um desenvolvimento mental, físico e emocional adequados.

Outra novidade do Clube é seu sistema de divisão de equipes para as partidas. Ele é totalmente automatizado e executado por um software chamado “Separa Times”, abastecido pela posição do associado e sua pontuação. O associado se inscreve no sistema e um número que corresponde ao seu nível de destreza na posição em que atua lhe é atribuído. Esse procedimento pode ser realizado até, no máximo, quinze minutos antes da partida. Feito isso, o associado aguarda o horário do sorteio para saber qual equipe irá defender.

No Clube também dá para praticar o CrossFut – uma atividade física que usa fundamentos físicos, táticos e técnicos do futebol, com objetivos de melhoria das condições físicas e de saúde. É necessário ter, no mínimo, 15 anos. Clique aqui e saiba mais sobre os horários e treinos.

Atividades Físicas Esportes Futebol Vantagens