carregando

Digite para pesquisar

Fique por dentro dos benefícios do agachamento

Muito eficiente e versátil, o agachamento conquistou seu espaço e vem virando \”febre\” entre uma grande parcela de seus adeptos.

O agachamento é um exercício considerado anaeróbico, utilizado com regularidade nos melhores treinos de musculação. Muitos o consideram um dos exercícios mais completos existentes no universo fitness. Tal fama, em grande parte é por decorrência dos diversos benefícios obtidos por meio de sua prática, quando desenvolvida corretamente. Podendo ser feito por pessoas de todas as idades, o agachamento conta com algumas variações, fator que apoia a adaptabilidade aos diversos perfis de praticantes. Contudo, algumas observações e critérios devem ser adotados na realização do exercício para que se obtenha a eficácia desejada, considerando também as possíveis limitações dos praticantes.

Principais vantagens na prática do agachamento

Muito eficiente e versátil, o agachamento conquistou seu espaço e vem virando "febre" entre uma grande parcela de seus adeptos. Buscado, principalmente, por quem tem entre suas metas de treino, fortalecer a musculatura das pernas e também o "bumbum", o agachamento oferece diversos benefícios e, entre eles, os mais significativos podem ser:

  • Exercita o corpo de forma muito abrangente: glúteos (médio e máximo), bíceps e quadríceps femural, lombar e abdominal. Gerando um maior equilíbrio e firmeza quando o corpo estiver em movimento;
  • Ajuda na preparação postural para as atividades rotineiras: os simples movimentos como sentar e levantar realizados por inúmeras vezes diariamente, são apenas alguns exemplos de atividades favorecidas através do agachamento. Com um melhor preparo físico fica mais fácil não sentir desconfortos, ainda que com movimentos repetitivos;
  • Melhoria na função cardiorespiratória: o agachamento, assim como outros exercícios variados, quando realizado de forma correta, estimula a expansão torácica, proporcionando uma maior capacidade de ordem respiratória, além de gerar melhorias importantes no sistema cardiovascular;
  • Previne a incidência de problemas de coluna: considerando que o agachamento torna as coxas e as pernas mais fortes, podemos afirmar que os músculos localizados na cintura e também na região lombar não são tão exigidos. Já com os glúteos bem trabalhados e com total amplitude, a bacia passa a ter um melhor alinhamento e a coluna posturalmente melhor.

Existem diferentes formas de treinar o agachamento, sendo o chamado agachamento simples, o mais usual. Entre os outros tipos podemos evidenciar: agachamento sumô, agachamento afundo e o agachamento com salto. Cada um deles apresenta variações ou incrementos de movimentos característicos. Em qualquer um dos tipos realizados é de grande importância a observação do correto posicionamento e também dos movimentos, inspirando quando for flexionar os joelhos e expirando ao levantar-se. O ideal para a prática é contar com acompanhamento e orientação profissional qualificada, respeitando sempre a condição física do praticante.

Pensando sempre em proporcionar o ambiente ideal para a realização de exercícios físicos, o Santa Mônica Clube de Campo conta com uma infraestrutura preparada, além de profissionais com grande conhecimento na melhor orientação em prol do condicionamento físico ideal. Com uma academia apta a proporcionar as melhores experiências em treinos fitness, o Santa Mônica disponibiliza aos associados o Aplicativo Tecnofit, que gerencia individualmente a rotina de treinos individuais com alta praticidade. Tudo na "palma da mão"! Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Cuidados Dicas Saúde