carregando

Digite para pesquisar

Fique por dentro da Tecnologia Wearable

São muitas vantagens que acabam por incentivar a prática de esportes, transformando-a em rotina.

Monitores cardíacos, camisetas com gps, smartwatches, e outros dispositivos vestíveis são a principal tendência do mercado fitness para 2019, de acordo com os dados de uma pesquisa anual feita por profissionais da saúde, publicada na edição de novembro da ACSM's Health & Fitness Journal. A Tecnologia Wearable é um dos setores que tem crescido dia após dia.

E o que é Tecnologia Wearable?

O termo em inglês Wearable traduz-se “vestível” e significa exatamente isso: tecnologia que se veste, ou seja, dispositivos inteligentes que o usuário usa como qualquer outro acessório.

Os tipos mais conhecidos são:

Pulseiras inteligentes – estão entre as mais populares das tecnologias vestíveis, auxiliam, principalmente, na prática de atividade físicas

Relógios inteligentes – que se integram ao celular e disponibilizam diversos recursos, como por exemplo: comando de voz, controle de playlist e monitoramento de batimento cardíaco, entre outras funcionalidades;

Óculos inteligentes – que têm como propósito fornecer o conceito de realidade aumentada, com informações em primeiro plano na visão do usuário;

Roupas inteligentes – que monitoram movimentos, batimentos cardíacos, respiração e outros sinais vitais do usuário, porém é um segmento ainda em evolução e longe do mercado.

Apesar da explosão recente, a Tecnologia Wearable já vem sendo utilizada há décadas por profissionais da saúde, forças militares e pelo mundo corporativo. No entanto, atualmente, o setor que mais avança nessa tendência é o de acessórios fitness.

Tecnologia Wearable e a prática de exercícios

De fato, explica-se esse crescimento tão impressionante no número de acessórios voltados à prática de exercícios pela maneira como a tecnologia vestível revoluciona a atividade física. A interação com os dados de monitoramento e otimização de desempenho, obtenção de informações em tempo real sobre o exercício, o ambiente, frequência cardíaca, qualidade de respiração, o impacto na saúde, entre outras vantagens, acabam por incentivar a prática de esportes, transformando-a em rotina.

A Consumer Eletronic Show, maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, confirmou mais uma vez que tecnologia e saúde tendem, cada vez mais, a andar de mãos dadas. Só na edição de 2019 foram apresentados mais de 620 dispositivos que auxiliam no monitoramento da saúde. O que mais marcou no evento é que muitos wearables deixaram de ser meros medidores de batimentos cardíacos ou contador de passos, para se tornarem dispositivos que, realmente, podem melhorar a vida de muita gente.

Entre as novidades estão, por exemplo, relógios que registram eletrocardiograma – fazendo leituras que ajudam na detecção de doenças cardíacas graves e conseguem medir a pressão arterial; outros que permitem a conexão direta com serviços de streaming de música, sem necessidade de vinculação a smartphones; com reconhecimentos de incidentes – dispositivos que sabem quando você sofreu algum acidente ou passou mal durante a prática de exercícios e envia mensagens automáticas aos seus contatos de emergência e aos socorristas; e, até mesmo, um relógio que usa o calor do seu corpo e um painel solar para carregar a bateria.

Cada vez mais a tecnologia avança para facilitar o cuidado com a saúde. Com tantos equipamentos sofisticados, é importante contar com lugares adequados e seguros para se exercitar assim como o Santa Mônica Clube de Campo, que é o maior clube da América Latina. Com uma estrutura ampla, oferece o ambiente ideal para a prática de atividade física e de recreação para toda a família.

O Clube dispõe de reserva ecológica com mais de 72 alqueires de área, uma super infraestrutura e oferece várias opções de modalidades esportivas. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Esportes Tecnologia Vantagens