carregando

Digite para pesquisar

Exercícios para praticar durante o inverno

Veja também alguns cuidados para se exercitar nos dias frios

A conscientização quanto à importância da prática de exercícios para uma melhor qualidade de vida impregnou a sociedade brasileira e se transformou em uma realidade que pode ser interpretada em números bastante respeitáveis.

Atualmente, o Brasil é o segundo país no mundo em número de academias. Há, à disposição do público, cerca de 33 mil estabelecimentos dedicados à melhoria do condicionamento físico, com oito milhões de pessoas matriculadas. O faturamento é de R$ 2,5 bilhões.

Não somente os números descrevem como a prática de exercícios é importante, bem como a disposição em fazê-los, independentemente do local. Atualmente, impulsionado pelo espírito dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016 há muitas praças e parques que oferecem equipamentos para que as pessoas se exercitem. Assim como a ocasião, já que um bom condicionamento e indicadores de saúde são positivos em qualquer época do ano.

E com a chegada do inverno falaremos em nosso artigo sobre quais atividades são úteis e adequadas para manter a forma durante o período mais frio do ano.

Cuidados para se exercitar durante o inverno

É sempre importante ressaltar a importância do aquecimento, mesmo em épocas de temperaturas mais baixas. Realize-o conforme as necessidades da atividade que irá praticar. O alongamento também é fundamental, a fim de preparar músculos e tendões para atividades mais intensas.

A roupa adequada para evitar choques térmicos e mantê-lo aquecido, sem prejudicar os movimentos, é outro aspecto importante. Diminua os intervalos entre os exercícios para evitar que a temperatura corporal baixe e tenha dificuldade de se recuperar. E não se esqueça de se hidratar antes, durante e depois da atividade.

Atividades para praticar no inverno

Corrida: É uma modalidade que, por oferecer a possibilidade de ser praticada em grupo, é muito adequada à época. Reduz a gordura corporal, diminui a pressão, auxilia na qualidade do sono, melhora a circulação e oxigenação do sangue e reduz ansiedade.

Andar de bicicleta: Assim como a corrida, pode ser feito em grupo, funcionando como motivador. É uma ótima atividade para queimar as calorias extras adquiridas pelo maior consumo de alimentos, típico no inverno, assim como para melhorar a frequência cardiorrespiratória.

Natação: Um dos esportes mais completos, também é apropriado para o inverno. Além de melhorar o condicionamento físico, aumenta o tônus muscular e fortalece o sistema respiratório. Tudo isso sem um alto risco de impactos e lesões. E com as piscinas aquecidas, as baixas temperaturas não são um problema.

Lutas: Esporte que cresceu muito devido ao sucesso de lutadores brasileiros no MMA – a variedade é proporcional. Ótima atividade para perder peso e para definição corporal. Além de, dependendo da modalidade, ser uma ótima atividade aeróbica.

Pilates e Yoga: Apesar de talvez não surgirem como as principais opções para o inverno, são boas sugestões, já que contribuem para o sistema circulatório, excelente para o clima frio. Também é bastante benéfico por contribuir para o relaxamento do corpo, que tende a ficar mais rígido nessa época do ano.

Escalada: Se o seu desejo no inverno é investir em uma atividade nova e que desafia a gravidade, essa é a pedida. Várias academias já contam com paredões e percursos instalados. Especialistas instruem os praticantes a fazer as subidas em segurança. O esforço gasto na empreitada é ótimo para a queima de calorias e para ganhar músculos.

Naturalmente, um dos detalhes mais importantes quando vamos praticar exercícios físicos é o local. É ideal buscar um lugar com ótima infraestrutura e que ofereça segurança, conforto e praticidade.

O Santa Mônica Clube de Campo, com quase 58 anos de história, oferece a seus associados diversas atividades esportivas em uma área de 72 alqueires, com estrutura completa e profissionais qualificados.

A amplitude de modalidade é outro ponto positivo para quem é associado. Desde os tradicionais Futebol, Natação, Karatê e Judô, passando por esportes como Tiro, Badminton e Squash. Além de prática da Corrida e do Condicionamento Físico. Clique aqui e saiba mais.

Alongamento Aquecimento Atividades Físicas Esportes Saúde