carregando

Digite para pesquisar

Estrias e a Musculação: saiba como cuidar

A musculação é uma atividade física fundamental para a saúde do corpo, não só porque o ajuda a perder peso, mas também, porque tonifica os músculos, aumenta a densidade óssea, garante mais disposição física entre outros benefícios

O surgimento de estrias durante a prática da musculação é uma reclamação comum de algumas pessoas. O problema afeta, especialmente, as mulheres e áreas como o bumbum, abdômen, seios e coxas são as mais atingidas.

Estrias na musculação: por que acontece?

A estria é aquele traço irregular que surge em áreas específicas do corpo – especialmente durante a fase da adolescência, na gravidez, com o ganho ou perda de peso que ocorre de forma rápida. No início, a estria tem um tom avermelhado. Depois, esbranquiçado.

O ganho de massa magra, processo chamado de hipertrofia, também favorece o surgimento das estrias quando acontece rapidamente. O motivo é o esticamento acelerado da pele que, sem as devidas proteções, tem as suas fibras rompidas, causando a estria.

Então, fazer musculação é ruim porque causa estria? De forma alguma! A musculação é uma atividade física fundamental para a saúde do corpo, não só porque o ajuda a perder peso, mas também, porque tonifica os músculos, aumenta a densidade óssea, garante mais disposição física, entre outros benefícios.

E, quando feita da maneira correta, essa atividade física também ajuda a evitar as estrias, uma vez que deixa a pele mais firme e elástica.

Como cuidar das estrias?

Não precisa deixar a musculação de lado, é necessário apenas tomar algumas precauções para que as estrias não apareçam:

1 – Faça exercícios com equilíbrio e cuidado

É normal querer ver logo os resultados de um corpo malhado, esculpido pela musculação, mas é preciso ter cuidado para não exagerar nos exercícios e no peso utilizado. Vá com calma, respeitando as orientações do profissional que o acompanha.

A musculatura precisa ir se soltando aos poucos, acostumando-se com os exercícios. Se forçar muito, as fibras da sua pele vão esticar muito rápido e as estrias vão aparecer, certamente. Siga o plano orientado na academia e tenha paciência que os resultados virão.

2 – Cuide da alimentação

Uma alimentação equilibrada é fundamental para uma pele saudável, mais elástica, firme e que resista bem ao esforço realizado durante a prática dos exercícios. Procure focar em alimentos naturais, evitando os industrializados, o excesso de açúcar, sal, carboidratos refinados e frituras.

3 – Mantenha-se hidratado

Além de bem alimentada, a pele precisa estar hidratada. Beba entre dois e três litros de água por dia, sem esquecer da hora em que estiver praticando atividade física.

Cuide da sua pele também com o uso de hidratantes corporais. Eles devem ser aplicados de preferência após o banho, quando a pele está mais propensa a absorver os benefícios do produto. Uma pele bem hidratada evita que as estrias apareçam.

Tratamentos estéticos

Para quem já possui estrias pelo corpo e quer eliminá-las, a dica é procurar um profissional da área de dermatologia. Ele vai avaliar a situação da pele e recomendar o tratamento mais indicado.

Acabar de vez com as estrias é um procedimento bastante difícil, mas quando elas estão no começo, com coloração avermelhada, a remoção pode acontecer. Para isso, deve haver acompanhamento de um especialista no assunto.

De qualquer maneira e, independentemente, do tipo de estria que você possua, é possível amenizar o aspecto da pele, desde que seja feito um tratamento precoce, correto e seguindo à risca todas as orientações passadas pelo médico.

Se você pratica musculação e se preocupa com o surgimento de estrias, fique tranquilo. Basta seguir o plano de exercícios repassado pelo profissional de educação física que o acompanha, cuidar da alimentação e manter a pele hidratada. As estrias certamente ficarão mais longe de você.

No Santa Mônica Clube de Campo você pode praticar musculação com a orientação de profissionais qualificados. Além dessa atividade, o Clube dispõe de outras diversas modalidades esportivas, como Natação, Futebol, Tênis, Squash. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Cuidados Musculação Saúde