carregando

Digite para pesquisar

Esportes para crianças: quais são os mais indicados?

A prática de atividades físicas deve começar desde cedo, já que isso auxilia no crescimento e desenvolvimento da criança. Muitos pais ficam receosos sobre qual o esporte mais adequado para seu filho, com qual idade ele pode fazer algum tipo de exercício ou modalidade.

Há também o receio da não adaptação ao esporte escolhido, dificuldade no desenvolvimento da prática, aparecimento de alguma lesão por ser uma atividade que exige mais esforço físico e muitas outras dúvidas que podem gerar preocupação.

Muitos esportes são bastante adequados à infância, além disso, a prática de atividades físicas auxilia no desenvolvimento emocional, físico e social da criança. Um dos benefícios da prática esportiva infantil é o combate ao sedentarismo e consequente prevenção de doenças, como diabetes, obesidade, colesterol e até problemas emocionais.

Conheça um pouco mais sobre alguns esportes e analise qual se encaixa melhor à rotina de seu filho:

Natação

A natação costuma agradar aos pequenos por ser um esporte aquático, por isso, muitos pais decidem incluir a atividade na rotina de seus filhos. Há vários benefícios com a prática da natação, como uma acentuada melhora na postura, diminuição da tensão muscular e melhoria da circulação sanguínea. O esporte também é recomendo por médicos e especialistas para um bom desenvolvimento motor na fase de crescimento.

Por ser uma prática lúdica e que desperta interesse nas crianças, a natação estimula a capacidade cognitiva. Os profissionais afirmam que ela auxilia na memória e no intelecto por meio da oxigenação cerebral, que ocorre com as crianças que praticam o esporte.

Futebol

É o esporte mais atrativo para os meninos que almejam um dia ser jogador profissional. O futebol pode ser de grande ajuda para desenvolver a capacidade cognitiva e de espaço. Outro benefício é a coordenação motora, que auxilia a criança a usar seus músculos e corpo com mais eficiência. Por ser um esporte com vários jogadores, o futebol exige a socialização, o trabalho em grupo, que é uma capacidade essencial para o bom desenvolvimento dos pequenos.

Dança

A dança, seja ela abordada em vários ritmos e estilos, é uma atividade que explora o desenvolvimento social e artístico da criança. Une diversão e prática esportiva, favorecendo a identificação com a atividade. Ela ajuda a desenvolver o corpo, com noções de espaço e sequência. Na dança, a criança estimula vários músculos, o que garante uma boa coordenação motora e equilíbrio.

O convívio social também é outro elemento na atividade que auxilia os pequenos na socialização e na habilidade de trabalho em equipe. A prática ajuda no desenvolvimento físico e cognitivo, oferecendo vários benefícios, como agilidade, disciplina, correção da má postura, melhora da autoestima, entre outros.

Tênis

O tênis desenvolve a agilidade e rapidez daqueles que praticam o esporte. Para a criança que está em desenvolvimento, o esporte ajuda a aprimorar a habilidade de reflexo e espaço. Além de benefícios cognitivos, o tênis também auxilia na coordenação motora e equilíbrio. É importante conversar com um profissional para saber qual a idade adequada para iniciar no esporte.

Outra dica que deve ser levada em consideração é o tamanho da raquete, que precisa ser de acordo com a criança e sua estatura. Isso resulta em uma atividade sadia e mais proveitosa.

Faz bem estar aqui!

Toda família merece ter qualidade de vida e bem-estar. O Santa Mônica Clube de Campo, um dos maiores clubes da América Latina, oferece várias opções de lazer e diversão, com inúmeras atividades esportivasSaiba mais aqui.

Crianças Dicas Esportes