carregando

Digite para pesquisar

Esportes de raquete: saiba mais sobre os benefícios

Você sabia que os esportes praticados com raquetes podem ser ótimos para a saúde? Isso mesmo! Esses tipos de esportes também são considerados uns dos mais completos para a nossa saúde.

Assim como a natação e a corrida sempre foram destacadas por serem atividades que trabalhavam todo o corpo e ainda aumentavam a qualidade de vida, hoje os esportes de raquete também ganharam destaques e são considerados bastante completos, além de serem uma fonte natural de longevidade.

Essa prática parece ótima, não é mesmo? Por isso, mostraremos quatro modalidades de esportes de raquete que você pode começar agora mesmo, além de apresentar os benefícios que essa prática pode trazer à sua saúde. Vamos lá?

Tênis

O tênis é considerado o esporte de raquete mais conhecido no Brasil. Os jogadores têm que se locomover praticamente durante todo o tempo na quadra, além dos movimentos feitos na hora de acertar o golpe na bola. Os deslocamentos executados abrangem praticamente todas as partes do corpo do participante.

Além disso, o tênis exige concentração e estimula o cérebro a estar atento às táticas e estratégias de jogo.

Durante muito tempo o tênis foi considerado um esporte de elite. E ainda há esse conceito. Entretanto, com o tempo, os esportes de raquete foram se tornando mais acessíveis, fazendo com que muitas pessoas se interessassem e começassem a praticá-los.

Hoje, por exemplo, as quadras de tênis estão presentes em clubes, parques, academias, hotéis e condomínios. É um esporte que pode ser praticado por todos, além de ser de fácil aprendizado.

Squash

O squash é uma atividade considerada de alta intensidade, exigindo bastante esforço físico. Isso porque a bola não para durante jogo. É um esporte praticado em uma quadra menor em relação à quadra de tênis, podendo utilizar também as paredes.

Beach Tennis

O beach tennis é um esporte considerado novo no Brasil, chegou às praias brasileiras em 2008, mas surgiu na Itália, em 1997. O esporte tem uma mistura de tênis tradicional com vôlei de praia e badminton.

O esporte é praticado principalmente nas praias, mas hoje vem dominando os clubes, academias e parques pelo País.

A modalidade é atrativa por poder ser praticada ao ar livre, à beira mar ou em vários lugares. O que traz maior sensação de bem-estar e prazer. Além disso, pela atividade ser praticada na areia, a movimentação tende a ser mais pesada e acaba exigindo mais esforço nas pernas. Uma boa opção para quem quer ficar com as pernas mais firmes e torneadas.

A atividade não é difícil de aprender, mas quem já pratica outros esportes de raquete vai encontrar mais facilidade com a técnica. A movimentação na areia tende a ser um pouco dificultosa, mas, mesmo quem nunca experimentou o esporte, com um pouco de prática consegue aprendê-lo.

Tênis de mesa

O tênis de mesa é considerado o esporte que possui a bola mais veloz do mundo, isso porque a raquete é capaz de produzir uma força de grande efeito durante os golpes contra a bola. É uma modalidade que movimenta principalmente pernas e braços e exige a necessidade de movimentos rápidos e precisos.

Além disso, por ser um esporte rápido, ele necessita de uma grande e ágil capacidade de raciocínio para poder efetuar as jogadas.

Benefícios dos esportes de raquete

Todos esses esportes citados são muito dinâmicos e divertidos, podem ser praticados por pessoas de diversas idades, além de impactar positivamente para evitar doenças cardiovasculares.

Os esportes praticados com raquete também auxiliam na coordenação motora e no condicionamento físico, além da flexibilidade e agilidade. Proporcionam também altas queimas calóricas, por serem esportes de frequente movimentação. Do ponto de vista cognitivo, essas modalidades auxiliam na capacidade de planejamento e capacidade de tomar decisão, já que é preciso planejar cada jogada de forma rápida.

Além de todos esses benefícios, a prática contribui também para a socialização e inteiração dos participantes, já que precisam ser jogados com outras pessoas, seja em dupla ou em equipe.

E se você estava pensando em qual lugar você poderia praticar essas modalidades, você já encontrou: o Santa Mônica Clube de Campo!

O Clube possui um espaço privilegiado para a prática de tênis, além de quadras de Beach Tennis e de Squash. Também dispõe de outras excelentes estruturas físicas para seus associados. Saiba mais clique aqui.

Atividades Físicas Dicas Esportes Squash Tênis