carregando

Digite para pesquisar

Entretenimento: por que pescar faz bem?

A pesca de entretenimento não visa uma meta a ser atingida, mas desperta uma deliciosa ansiedade sobre o que está debaixo da água.

A atividade da pesca é uma das mais antigas na história da humanidade. Inicialmente a pesca era apenas um meio de sobrevivência, tornando-se, séculos mais tarde, um esporte muito popular.

A pesca possui diversas modalidades, sobretudo a esportiva, que se tornou tão praticada quanto a pesca para fins comerciais. Muitos são os estilos de pesca, direcionadas a todos os gostos, bolsos e níveis de profissionalismo. Entre as modalidades hoje existentes estão as seguintes:

1 – Pesca esportiva

Um verdadeiro hobby, já que sua principal característica é a liberação dos peixes no sentido de preservar o ecossistema. Muito praticada em turismo, garante significativa renda sustentável em regiões como a Amazônia e o Pantanal.

2 – Pesca com isca artificial

Consiste no lançamento na água de pequenas iscas que simulam peixes nadando. É uma modalidade mais custosa e exige o desenvolvimento de muitas técnicas e precisão nos arremessos. Entre os peixes mais procurados nessa prática estão anchova, tucunaré, robalo, atum e garoupa.

3 – Pesca de corrico

Esse tipo de atividade esportiva consiste num barco em constante movimento e a isca, que pode ser natural ou mesmo artificial, fica solta na água numa distância de 50 metros, mais ou menos, sendo puxada com cuidado e em baixa velocidade. A manipulação dessas iscas simula os movimentos de um ser vivo que atrai seu predador.

4 – Pesca de praia

Nesse caso, são necessários equipamentos resistentes à água salgada, sendo recomendados modelos de varas mais compridas e flexíveis. Nessa modalidade que exige, sobretudo, equilíbrio entre as ondas, as espécies mais comumente pegas são: perna de moça, robalos e xaréus. As iscas típicas dessa pescaria são o corrupto vivo (extraído da areia úmida), camarão, lula e alguns tipos de caranguejos.

5 – Pesca de fly

Esse é considerado o último estágio da técnica mais sutil de pesca esportiva. Consiste na utilização de uma vara especial, bastante fina, comprida, muito flexível e sua característica principal está em lançar uma isca leve, conhecida como mosca, por meio de uma linha mais grossa e leve. A isca artificial, neste caso, simula o pouso de um mosquito sobre a superfície da água, já que os insetos não afundam, mas andam sobre a película de água. É necessária muita técnica para que, no movimento de chicote, a isca pouse na água em uma fração de segundos, tornando a ser lançada.

A pesca esportiva ou de entretenimento constitui uma verdadeira terapia, na qual o homem é o paciente e a natureza o seu psicólogo. Neste momento o homem está desprendido do sistema artificial que constitui a rotina nas grandes cidades. Essa relação com a natureza, que requer atenção e paciência, termina sendo um momento de relaxamento e meditação.

A pesca de entretenimento não visa uma meta a ser atingida, mas desperta uma deliciosa ansiedade sobre o que está debaixo da água. Não há preocupação com a hora de voltar para casa. Seja no barco, seja na margem, a pesca como hobby significa a relação do homem consigo mesmo. Pessoas de todas as idades e de todas as classes podem praticá-la e formar verdadeiros grupos heterogêneos de amizades.

Alguns cuidados básicos devem ser observados pelos praticantes da pesca como hobby, como a limpeza das varas, por exemplo. Deixar as varas de pesca limpas é imprescindível, assim como a higienização da carretilha e do molinete. As linhas precisam ser regularmente substituídas. Os equipamentos devem ser transportados em local adequado e, para consertá-los, deve-se recorrer à manutenção especializada.

Faz bem estar aqui

O Santa Mônica Clube de Campo foi estabelecido dentro de um ideal e no dinamismo empreendedor de pessoas dedicadas em oferecer o melhor espaço de lazer aos associados. O Clube conta com uma superestrutura de 72 alqueires que proporciona aos seus associados as mais diversas atividades esportivas, culturais e no lazer. 

E, para aqueles que não dispensam uma boa pescaria ou pretendem experimentar este esporte, o Santa Mônica dispõe de diversos lagos para esta prática. O maior diferencial do Clube é o convívio harmônico com a natureza, dessa forma, é um privilégio ter esse epaço verde e seguro à disposição da famílias. 

O Santa Mônica Clube de Campo possui enorme representatividade na sociedade e constitui parte integrante da história dos paranaenses, tornando-se referência no ramo, em todo o Brasil.

São mais de 50 anos proporcionando o que há de melhor na vida de lazer de seus associados – que somam mais de 30 mil. Na mesma linha, o Clube tornou-se um modelo e palco de grandes eventos e competições oferecidos aos brasileiros. Saiba mais aqui.

Atividades Físicas Lazer Parque Aquático Saúde