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Dor no Tendão de Aquiles: saiba como evitar e tratar

A dor no tendão também pode ser chamada de tendinite do calcâneo.

A dor no Tendão de Aquiles é provocada, geralmente, por excesso de peso ou por movimentos repetitivos nessa região do pé. É um incômodo que atinge bastante os praticantes de atividades físicas e o tratamento exige repouso, fisioterapia e uso de medicamentos.

Conheça agora as causas da dor no Tendão de Aquiles e o que fazer para evitar e tratar essa lesão.

Dor no Tendão de Aquiles: o que é?

O Tendão de Aquiles é o nome popular do tendão calcâneo, tecido que fica atrás do tornozelo e que liga o osso do calcanhar aos músculos da panturrilha.

Segundo a mitologia grega, o semideus Aquiles, logo que nasceu, foi banhado no rio Estige por sua mãe para ganhar proteção. A região do calcanhar foi a única região que não se molhou e esse se tornou o seu ponto fraco.

O tendão calcâneo tem como função impulsionar os passos durante caminhadas e corridas, permite-nos ficar na ponta dos pés e, por isso, é um tecido muito requisitado e também propenso a sofrer lesões tanto em homens quanto em mulheres.

A dor é originária da pressão que o nervo recebe de forma repetitiva ou quando recebe uma carga muito grande. Ou seja, quando é exigido demais, o tendão não funciona corretamente e inflama, gerando o incômodo.

Além da dor na região, outros sintomas são: rigidez na articulação, especialmente quando o indivíduo acorda; inchaço; calor no local e tendão mais espesso. É possível que a lesão ocorra durante a prática da atividade física, mas só seja percebida quando o corpo “esfria”.

Quais são as causas da dor no Tendão de Aquiles?

A dor no tendão também pode ser chamada de tendinite do calcâneo. Veja agora quais são as causas principais dessa condição:

1 – Sobrecarga

Quando o tendão calcâneo é utilizado de forma muito intensa, as lesões surgem facilmente. É por essa razão que esportistas costumam sofrer com dor na região, uma vez que movimentam pernas e pés quase que diariamente e durante longos períodos.

2 – Sobrepeso

Estar acima do peso também é um risco para desenvolver a dor no Tendão de Aquiles. O tecido precisa fazer um esforço maior para impulsionar os passos do indivíduo e, claro, acaba sofrendo inflamação.

3 – Musculatura frágil

Se a região do calcanhar está com músculos frágeis, o tendão é mais exigido do que o normal. Mais uma vez há sobrecarga de peso, inflamação e dores.

4 – Alguns tipos de calçado

O uso de calçados inadequados também é uma das causas da dor no tendão de Aquiles. Sapatos com pouco amortecimento estimulam a sobrecarga na frente do pé, uma vez que o calcanhar não é tão utilizado.

Já os sapatos de salto alto podem encurtar os músculos posteriores da perna, exigindo mais do tendão calcâneo.

5 – Membros inferiores diferentes

Pessoas que têm uma perna menor que a outra, com uma diferença acima de um centímetro, também estão mais propensas a sofrer com dores na região do calcanhar.

Como evitar e tratar a dor no Tendão de Aquiles?

Se não for tratada, essa tendinite pode se tornar crônica e, com o passar do tempo e permanência da sobrecarga, pode haver ruptura do tendão. Portanto, tome medidas para evitar a inflamação fazendo, antes de tudo, exercícios de fortalecimento das pernas e dos pés.

Intercale a prática de exercícios de baixo e de alto impacto. Quem pratica corrida pode caminhar de vez em quando, nadar ou pedalar para continuar mexendo o corpo sem exigir muito dos pés.

Na hora de correr, prefira superfícies mais macias e firmes que causam menos tensão à região do calcanhar e evite pular muito durante a atividade. Por fim, evite caminhar ou correr na ponta dos pés.

E quando a lesão se instala, o que fazer? O primeiro passo é consultar um médico especialista, que vai solicitar exames para verificar a gravidade do problema. O tratamento inclui sessões de fisioterapia, analgésicos, anti-inflamatórios e uso de bolsas de gelo na região.

A melhor forma de evitar a dor no Tendão de Aquiles é a prevenção. E, diante do problema, buscar ajuda médica o quanto antes.

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