carregando

Digite para pesquisar

Dois pra lá, dois pra cá… Saiba mais sobre os benefícios da dança de salão

A Dança de Salão é uma excelente alternativa para manter a saúde sempre em dia.

Criada nas cortes europeias, famosas por seus bailes longos e pomposos, a Dança de Salão chegou em terras brasileiras séculos atrás. Com o passar dos anos, a modalidade foi se adaptando a diferentes estilos e ritmos musicais e hoje lota os clubes, escolas de dança e academias por todo o País.

A Dança de Salão é praticada em dupla e os ritmos escolhidos para bailar são bem diversos. Os ritmos mais dançados no Brasil são: o bolero, samba de gafieira, maxixe, salsa, zouk, forró, lambada e tango. Mesmo sendo comumente associada a quem está na terceira idade, a Dança de Salão proporciona muitas vantagens para pessoas em qualquer fase da vida. Confira abaixo os principais benefícios da Dança de Salão:

Melhora o sistema imunológico

Se você busca mais qualidade de vida, a Dança de Salão é uma excelente alternativa para manter a saúde sempre em dia. A prática regular da dança combate uma série de doenças, principalmente as articulares, como a osteoporose, artrite e artrose e as cerebrais, pulmonares e cardiovasculares (infarto, aterosclerose, derrame, trombose, bronquite, etc). A dança ainda reduz bastante a incidência de doenças crônicas, a exemplo do diabetes e pressão alta.

Emagrece e fortalece os músculos

Por ser uma atividade aeróbica, a Dança de Salão pode auxiliar bastante quem está sedentário e deseja perder uns quilinhos a mais, porém sem correr risco de ficar com flacidez. A modalidade também deixa a musculatura forte e definida. Para aproveitar todos esses benefícios, o ideal é incluir a atividade na sua rotina pelo menos três vezes na semana.

Reduz o estresse

A Dança de Salão é a modalidade perfeita para afastar o mau humor e o estresse gerado pela correria do dia a dia. Já que a movimentação intensa realizada durante a dança ajuda na liberação de endorfinas e serotoninas, dois hormônios que possuem relação direta com a alegria e o bem-estar. Desse modo, a pessoa se diverte, relaxa e volta para casa com mais disposição para encarar os afazeres diários.

Afasta a timidez

Como essas aulas são bastante interativas, elas promovem uma intensa socialização entre os seus praticantes. Em especial entre os parceiros de dança que precisam estar sempre interagindo e dançando junto. Desse modo, os praticantes de Dança de Salão acabam deixando a timidez de lado e se tornando pessoas com maior traquejo social, autoconfiança e desenvoltura.

Combate a depressão

Essa atividade física é uma das mais recomendadas para combater a depressão porque as aulas de Dança de Salão costumam ser sempre animadas, com constante interatividade entre os alunos. O que beneficia muito as pessoas depressivas que tendem a se isolar. Ao praticar as aulas de dança, essas pessoas se tornam mais alegres, energizadas e passam a ter uma atitude mais positiva diante da vida.

Pratique Dança de Salão no Santa Mônica

No Santa Mônica Clube de Campo você pode desfrutar de mais de 30 atividades físicas e monitoradas (esportes) realizadas em um espaço totalmente seguro e arborizado. A Dança de Salão é uma das disponibilizadas pelo Clube, que oferece aulas às terças, quintas e sábados. Clique aqui e saiba mais.

Dança Dicas Saúde