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Diferenças entre correr na esteira e correr na rua

Quando praticada corretamente, a corrida oferece inúmeros benefícios.

A corrida é um dos exercícios aeróbios mais tradicionais e praticados, principalmente devido a seus excelentes benefícios resultantes e facilidades de treino. Com adeptos das mais diversas faixas etárias, a corrida pode ser praticada indoor, ou seja, na esteira, em ambiente fechado ou coberto, ou mesmo outdoor – comumente chamada de corrida de rua – praticada ao ar livre.

Indiferente da forma em que o treino é realizado, a verdade inquestionável é que, se praticada corretamente, preferencialmente com acompanhamento profissional, a corrida entrega muitos benefícios, seja para a saúde psicológica ou fisiológica, restando sempre em mais qualidade de vida ao praticante.

Embora com movimentos muito semelhantes, a corrida na esteira e a de rua apresentam algumas características importantes que as diferenciam como modalidade. Ambas têm suas vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em conta no momento de optar pela ideal, considerando-se o perfil do atleta, bem como, a condição de saúde e, até mesmo, o local escolhido para a prática.

Correr na esteira

A esteira é um equipamento simulador de corrida ou caminhada que pode ser alterada conforme a necessidade e possibilidade do usuário. Entre as vantagens da prática de corrida na esteira estão o aproveitamento de tempo e o treinamento realizado independente da condição climática, ou seja, sol, frio ou chuva forte. Além de ser uma boa opção para praticantes fora das condições físicas ideais para um treino mais intenso ou mesmo saídos de condições de lesão, entre outros fatores que podem ser vantajosos.

Por outro lado, uma das questões de mais relevância como desvantagem de correr na esteira, apontada por muitos praticantes, é a falta de liberdade e de "ar livre", fazendo com que, para alguns, a corrida se torne mais "monótona". Alguns outros fatores também podem figurar como desvantagens, entre eles, a falta de obstáculos, subidas e descidas reais, o que resta em uma menor queima de calorias.

Correr na rua

A corrida na rua, por sua vez, proporciona uma maior liberdade, bem como contato com o meio ambiente, além de queimar mais calorias. Um maior reforço muscular, além de deixar o "bumbum" mais firme, também são algumas vantagens, dentre várias, do treino outdoor.

A falta de segurança em alguns locais externos tem sido um dos motivos pelos quais os praticantes tem deixado de lado a corrida na rua. Outras questões, como, em muitas vezes, a ausência de profissional habilitado para o acompanhamento do treino ou mesmo de outros praticantes, também apresenta-se como desvantagem para a prática externa da corrida, embora muitos locais privados, como alguns clubes, por exemplo, disponham de local, bem como acompanhamento profissional para os treinos.

Buscando oferecer mais qualidade para a prática da Corrida, o Santa Mônica Clube de Campo possui profissional especializado para acompanhamento do grupo de Corrida, além de local, dias e horários específicos para a prática da modalidade. O treinamento é planejado conforme o nível individual, bem como os objetivos de cada atleta, inclusive podendo ser acessado de forma online, onde o praticante poderá verificar seu desempenho, frequência cardíaca, volume, material para treinamento, entre outros indicativos. Clique aqui e saiba mais.

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