carregando

Digite para pesquisar

Dicas para manter a forma no inverno

Ao contrário do que muitos pensam, o frio pode ser um grande aliado na perda de peso.

Não é raro encontrarmos pessoas que encaram o inverno como um grande inimigo das atividades físicas e da boa forma. Afinal, temperaturas mais baixas trazem uma boa dose de preguiça e vontade de nem levantar da cama. Além disso, essa é a época do ano em que nos permitimos experimentar excelentes, calóricas e diferentes tipos de alimentação. Claro, tudo isso somente contribui para o aumento de peso.

Por outro lado, com alguns cuidados e práticas simples é possível mantermos a forma e continuar cuidando da saúde durante o inverno. Selecionamos algumas dicas e orientações nesse sentido. Boa leitura!

1. Dieta

Uma das maiores dificuldades em relação à boa forma no inverno é o fato de que as dietas acabam prejudicadas ou até mesmo esquecidas. Como bem sabemos, uma das bebidas mais consumidas nessa época do ano é o vinho. Nesse caso, optar pelo tinto é a melhor saída já que ele é mais saudável e traz diversas propriedades antioxidantes.

Outra dica interessante é ter em casa um ótimo estoque dos principais ingredientes usados na dieta, assim você não precisará sair se estiver com preguiça para comprar um item importante.

2. Termogênicos

A ciência já comprovou que alimentos termogênicos são capazes de promover a elevação da temperatura corporal, fazendo com que o gasto energético seja maior. Porém, para ter essa ajuda extra precisaremos consumir alguns alimentos com esse poder: gengibre ralado, chá verde e, até mesmo, café são alguns deles. Vai do gosto de cada um procurar por aqueles que são mais fáceis de serem integrados a sua rotina alimentar.

3. Receitas

Criar e adaptar receitas é uma das maneiras mais saudáveis e prazerosas para se manter a forma durante o inverno. Mudanças simples como trocar a farinha branca por chia ou linhaça, assar os alimentos em vez de fritar e diminuir (ou substituir) o óleo e açúcar resultam em grandes diferenças no final das contas.

4. Mais vinho, menos cerveja

Mesmo sendo menos calórica, é bem provável que a maioria das pessoas não consiga ingerir apenas uma latinha de cerveja. Por outro lado, ao optar pelo vinho também poderemos aproveitar os benefícios que ele traz para a saúde do coração que, como sabemos, é algo muito importante para mantermos nossa rotina de exercícios.

5. Intervalo entre refeições

Ao contrário do que muitos pensam, o frio pode ser um grande aliado na perda de peso. Porém, como o corpo queima mais calorias nessa época para se manter aquecido, isso faz com que a sensação de fome chegue mais cedo e com mais intensidade. A dica para não comer demais e evitar refeições pesadas é diminuir o intervalo entre elas para duas horas e meia, por exemplo, em vez das tradicionais três horas.

6. Frutas

Os doces são os grandes vilões e trabalham sempre contra a boa forma. Mas é possível contornar a situação sem sofrer tanto. Bom, por mais tentador que seja, o primeiro passo é fugir do chocolate. Mas se não der, opte por aqueles com mais de 60% de cacau. Agora, para adoçar um pouco mais a vida, a melhor ideia é consumir frutas como o abacaxi, pêssego e banana. Uma dica extra é polvilhar esses alimentos com canela, além de mais saborosos, eles ainda terão propriedades termogênicas graças a ela.

7. Exercícios

Não poderíamos deixar os exercícios físicos de fora da nossa lista. A dica é procurar por clubes especializados no assunto. Esses locais, a exemplo do Santa Mônica Clube de Campo, contam com uma infraestrutura de ponta, cuidados médicos e orientação profissional. Quando tudo é feito com atenção e cuidado nos sentimos muito mais motivados para dar continuidade e vencer até mesmo o inverno!

O Santa Mônica dispõe de diversas modalidades esportivas, dentre elas, golfe, bocha, tiro, futebol, tênis, beach tennis, natação, hidroginástica. Clique aqui e saiba mais.

Esportes Exercícios Físicos Vantagens