carregando

Digite para pesquisar

Dicas e benefícios de pular corda

Você sabia que pular corda vai muito além de ser uma brincadeira de criança? Essa prática pode ser extremamente benéfica para a nossa saúde.

Apesar de ser geralmente uma atividade recreativa, pular corda é também uma prática esportiva que surgiu nos Estados Unidos, por volta da década de 1970 e ganhou popularidade em todo o mundo. Consiste na execução de saltos, acrobacias e movimentos sincronizados, normalmente ao som de uma música.

Além de ser fácil de se conseguir uma corda para praticar, essa atividade traz uma série de benefícios que vão desde o emagrecimento até o fortalecimento muscular.

Vantagens em pular corda

  • Atividade inclusiva: você não precisa ser um atleta ou ter um corpo sarado para começar a pular corda. É uma atividade que pode ser praticada por toda a família, inclusive como forma de lazer e estímulo à interação;
  • Agilidade: para executar os movimentos, ao pular corda, você precisa ser ágil para não acabar se machucando. Dessa forma, o exercício é uma excelente maneira de estimular o treino de agilidade e equilíbrio;
  • Coordenação motora: outro fator importante para que o pulo dê certo é ter coordenação para conseguir, além de não cair ao pular a corda, ter precisão nos movimentos;
  • Correção da postura: um grande problema que afeta muita gente é a má postura e isso prejudica a coluna e causa muitas dores. Pular corda ajuda a tornar o corpo mais flexível e resistente, sendo um grande auxiliar na correção da postura corporal;
  • Fortalecimento muscular: ter músculos fortes e tonificados é uma forma de termos uma vida mais saudável. Ao pular corda exercitamos músculos centrais, membros inferiores e superiores, tornando o corpo mais forte. É possível comprar cordas com pesos para tornar o exercício mais elaborado e focado no ganho de massa muscular;
  • Ajuda na recuperação: a prática de pular corda é muito recomendada por médicos para pessoas que estão em processo de recuperação de lesões. A intensidade é totalmente controlada, podendo iniciar em baixo impacto e ir aumento aos poucos.

Pular corda ajuda a emagrecer

Um dos maiores benefícios da prática de pular corda é o emagrecimento. Queima em média dez calorias por minuto. Praticando 20 minutos por dia você pode ter resultados melhores do que se estivesse correndo ou caminhando.

Dicas essenciais para pular corda

Use sempre roupas leves e calçados adequados. O melhor local para praticar é em locais ventilados e arejados.

Outra dica bacana para seguir é não ficar o tempo inteiro fazendo os mesmos movimentos. Pular corda continuamente, repetindo exatamente as mesmas ações, apenas acelerará o cansaço muscular e tornará a atividade bem pouco proveitosa.

Varie os exercícios, faça pulos diferentes. Utilize os dois pés, um pé de cada vez e por aí vai.

É recomendada a prática de três a cinco dias na semana, com a prática de 15 a 20 minutos do exercício por dia. Esse tempo é ideal para ter bons resultados e não causar grande desgaste físico.

Pratique ao ar livre

Para quem gosta de apreciar a natureza, pular corda ao ar livre é uma boa opção. O Santa Mônica Clube de Campo oferece a seus associados uma estrutura adequada para a prática de exercícios em locais abertos, com muita segurança. Possui uma Área de Lazer iluminada com Pista para Corrida e Caminhada, onde se pode andar de bicicleta, patins e pular corda.

Há também locais diferenciados como Trilhas e Lagos. Além disso, o Clube oferece outras modalidades esportivas que podem ser realizadas  ao ar liver como: Golfe, Beach Tennis, Tênis, Peteca, Futebol, Vôlei de Praia, Tiro, Skate, entre outras.Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Dicas Exercícios Físicos Saúde