carregando

Digite para pesquisar

Dicas de alimentação correta para antes e depois do treino

Todos sabem que uma alimentação correta e saudável é a principal aliada para um treino eficiente, não é mesmo? Eliminar gorduras e ganhar músculos é um processo trabalhoso que exige determinação e foco. Mas, mesmo com muito treino algumas pessoas não conseguem obter o resultado desejado. Você sabia que o problema pode estar na alimentação?

Muitas dessas pessoas focam somente no treino, mas acabam se esquecendo de que a alimentação é extremamente importante para fazer complemento à atividade física. De nada adianta você realizar o melhor treino, se a sua alimentação não for balanceada e equilibrada.

Para que o organismo consiga queimar calorias e ao mesmo tempo ter energia antes e depois do treino, é importante uma alimentação equilibrada antes e depois da atividade física. Mas não é qualquer alimento! Alguns são mais eficientes em cada um desses momentos.

Pensando em tudo isso, podem surgir algumas dúvidas quanto ao que é certo comer antes ou depois da atividade física. Para ajudar quem possui dúvidas quanto à alimentação correta, separamos algumas dicas de como se alimentar no pré e pós-treino. Confira!

Alimentação pré-treino

No pré-treino a alimentação tem função de dar energia ao organismo para que ele tenha capacidade de realizar a atividade física. Nesse momento recomenda-se consumir alimentos ricos em carboidrato, principalmente os que sejam de fácil digestão, como: batata-doce, mandioca, frutas como laranja e maçã, assim como, granola e pão integral.

É recomendável alimentar-se cerca de uma hora antes do treino, isso porque esses alimentos possuem baixo índice glicêmico e com isso, serão transformados em glicose de uma forma mais lenta, mantendo uma estabilidade entre a produção e a liberação de energia no organismo.

Alimentos ricos em proteínas, como: ovo, atum e frango também são recomendados para consumir antes do treino, isso porque eles auxiliam na recuperação e manutenção dos músculos. Mas necessitam de um intervalo maior que uma hora antes do início da atividade física para serem consumidos, ok?

Além disso, é necessário tomar bastante água antes do treino, para manter-se hidratado durante a atividade física.

Alimentação pós-treino

Muitas pessoas erram ao não comer quase nada após o treino, sabia? Nesse momento, o seu corpo está necessitando de nutrientes, vitaminas e minerais. Por isso, para repor todas essas vitaminas, recomenda-se fazer uma refeição em até uma hora após o treino.

O ideal nesse momento é consumir proteínas em grande quantidade, como: carne, ovos, queijos e iogurte, que possuam baixo teor de gordura e sejam ricos em proteína. Soja e outros grãos são uma boa opção também.

Como é gasta muita energia durante o treino, você precisará repô-la.O carboidrato deverá ser consumido para desempenhar essa função, além de preservar a massa magra do corpo. Dessa forma, o corpo não precisará utilizar as proteínas como fonte de energia, deixando-as com a função de recuperar as fibras musculares, que normalmente são rompidas durante o treino.

As proteínas e carboidratos de alto índice glicêmico geralmente são absorvidos de forma mais rápida pelo nosso corpo, fornecendo os nutrientes necessários e repondo a energia para que o corpo esteja pronto para realizar as atividades físicas no próximo dia.

Deu para perceber como cada tipo de alimento possui uma função diferente antes e depois do treino, não é mesmo? Por isso, para que seus resultados sejam mais eficientes é necessário que sejam seguidas essas dicas em relação à alimentação.

E, caso você esteja pensando em realizar alguma atividade física, saiba que o Santa Mônica Clube de Campo oferece Condicionamento Físico para seus associados.

Além disso, o Clube dispõe de diversos outros esportes e atividades físicas. Basta escolher a melhor opção para você e começar a praticar! Para saber mais, clique aqui.

Alimentação Atividades Físicas Dicas Saúde