carregando

Digite para pesquisar

Dias frios e exercícios físicos

Quando as atividades físicas são iniciadas no inverno, assim como em qualquer outra estação, recomenda-se que um médico seja consultado antes.

A prática de exercícios físicos é fundamental para quem deseja boa saúde, melhor forma física e uma harmônica longevidade. Indiferentemente de idade, os treinamentos devem ser realizados mesmo em dias frios, quando as condições climáticas parecem não ser as ideais, pois uma maior eficácia no combate ao sedentarismo, tão danoso à qualidade de vida, será possível somente com a regularidade das atividades. As vantagens obtidas com os treinos fitness são diversas, mas você sabia que no inverno os exercícios físicos adquirem especial importância? Veja mais detalhes.

Por que realizar exercícios físicos no inverno é tão importante?

Devido a diversos aspectos sazonais, o inverno é a estação em que o corpo sente mais necessidade de calorias para se aquecer. Dessa forma, o consumo de alimentos mais calóricos é uma forte tendência, aumentando assim a oferta de verdadeiras "tentações", não muito saudáveis do ponto de vista de uma boa dieta. Como não bastasse, muitas pessoas não resistem a um dia frio e não resistem ao desejo de ficar em casa em vez de sair para treinar, formando assim, um cenário ideal para o sedentarismo. A realidade é que, segundo especialistas, essas pessoas estão deixando de aproveitar a melhor estação para a prática de exercícios físicos.

A importância de realizar atividades físicas no inverno passa pelo fato de que nos dias frios o corpo também consegue "gastar" mais calorias na busca pelo aquecimento. Ou seja, a "queima" de calorias será mais otimizada, apresentando mais resultados do que em dias de temperaturas amenas. Isso significa dizer, que o treino mais eficiente pode ser feito na estação do frio. Outro aspecto que faz a prática fitness tão importante nessa época, é que ela tende a evitar o tão indesejado "efeito sanfona", principalmente devido ao fato de que no inverno o ganho natural de peso é maior.

A endorfina concentrada ao se exercitar, é liberada em até 48 horas após o treino, contribuindo para combater a depressão e o mau humor – mais recorrentes no inverno do que nas outras estações, elevando ainda mais a importância de exercitar-se em dias frios. Mas mesmo sendo uma prática tão relevante, é necessário que alguns cuidados sejam observados a fim de que se possa extrair o máximo para a saúde com os treinos em dias de temperaturas mais baixas.

Principais cuidados na prática de exercícios físicos em dias frios

Quando as atividades físicas são iniciadas no inverno, assim como em qualquer outra estação, recomenda-se que um médico seja consultado antes. Entretanto, de uma forma ou outra, os limites devem ser respeitados, principalmente relacionados à forma física, idade ou tratamento de saúde em curso. Fazer alongamentos apropriados, buscando aquecer e esticar a musculatura antes e depois dos treinos, é um cuidado que deve ser intensificado no inverno, quando a facilidade de ocorrerem problemas musculares é bem maior.

Outro cuidado relevante é com o que vestir. A preferência deve ser por agasalhos que entreguem flexibilidade e conforto. Também é fundamental o cuidado de sempre proteger as extremidades do corpo, com boné, gorro, luva ou outros. Um tênis adequado ao tipo de atividade poderá proporcionar mais prazer à prática. Não menos importante, é o local ideal para a prática de exercícios físicos em dias frios ou não, sendo que a preferência deve ser por onde seja disponibilizada qualidade, segurança e tranquilidade para os treinos.

O Santa Mônica Clube de Campo é considerado um dos maiores e melhores clubes da América Latina, conta com uma extensa reserva ecológica e oferece aos seus associados atividades sociais, esportivas e culturais. É a opção ideal para pessoas que buscam um ambiente diferenciado, com arborização exuberante e infraestrutura completa para interagir com novas amizades ou passar "momentos únicos com a família". A estrutura do Santa Mônica Clube de Campo disponibiliza mais de 30 atividades esportivas (monitoradas), além de setor de condicionamento físico, trilhas ecológicas, parque aquático, fonte de água mineral, além de diversas outras possibilidades que só um grande complexo do setor pode oferecer. Clique aqui e saiba mais.

Alongamento Atividades Físicas Esportes Exercícios Físicos Saúde