carregando

Digite para pesquisar

Desconectar – Mais lazer e diversão sem o uso de tecnologia

Locais que permitam o contato com a natureza e possuam estrutura suficiente para acalmar e, ao mesmo tempo, divertir, são essenciais para conseguir desconectar.

A internet revolucionou a forma de comunicação e comportamento. Hoje em dia tudo e todos estão conectados. Do mais jovem ao mais velho, ter um celular virou obrigatório. Em uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBOPE), divulgada em fevereiro de 2018, foi divulgada a dimensão da “vida conectada” que o brasileiro vem vivendo: 116 milhões de pessoas, número que representa 64,7% da população acima de 10 anos, estão conectadas à internet.

Viver online é uma realidade e não podemos mais fugir disso, mas ao mesmo tempo que proporciona coisas positivas, traz malefícios que, se não forem bem cuidados, podem causar problemas de saúde. É preciso desconectar, mas como fazer isso?

O lado ruim

Apesar das inúmeras vantagens trazidas pela internet, que vão desde a facilidade para se comunicar com outras pessoas, até mesmo, a possibilidade de fazer compras sem precisar sair de casa, a vida conectada traz problemas que podem ser muito graves.

A falta de ânimo e o desinteresse por atividades físicas é um desses problemas – 47% dos brasileiros são sedentários, de acordo com dados de pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outra situação é o estresse – Ranking feito pela International Stress Management Association (Isma – Brasil), que em 2017 apontou o Brasil como o segundo país mais estressado do mundo.

Tudo de bom que a internet traz, acaba por estar relacionado às facilidades, simplicidades. Deixamos de nos esforçar, muitas vezes, não queremos usar o raciocínio para pensar. Isso é prejudicial porque não nos dá a liberdade de agir como seres ativos que somos.

Como mudar a situação

Saber aproveitar o que de melhor uma vida conectada tem é importante para nossas vidas, mas um dos passos fundamentais é saber a hora certa para desconectar. Deixar de lado o celular, computador, internet, sair da frente dos videogames e da televisão. A vida é muito mais do que as telas que nos rodeiam que, apesar de bastante atrativas e apresentarem conteúdos sem parar a todo instante, podemos focar em outras atividades para vivermos melhor.

Socializar com a família é uma das formas de mudar a situação. Marcar encontros com familiares mais distantes, churrascos, rodas de conversa, criar dinâmicas para interagir. Interação é uma das palavras-chave, mas não a interação digital e, sim, a pessoal.

O contato com a natureza é um dos melhores remédios para expandirmos nossos territórios de lazer e diversão. É possível brincar sem internet ou conversar sem aplicativos de mensagens. As pessoas precisam de mais contato pessoal e menos contato virtual.

Fugir da rotina pode ajudar muito. Locais que permitam o contato com a natureza e possuam estrutura suficiente para acalmar e, ao mesmo tempo, divertir, são essenciais para conseguir desconectar.

Que tal nesse final de semana desligar-se da internet, dos celulares, da televisão e da vida virtual para vivenciar momentos maravilhosos e desestressantes no Santa Mônica Clube de Campo? O Clube oferece áreas para churrascos em família, encontros com amigos, prática de esportes como trilhas, futebol, entre outras atividades, além de muita área verde. Clique aqui e saiba mais.

Curiosidades Entretenimento Saúde