carregando

Digite para pesquisar

De bem com o Colesterol

O colesterol possui diversas funções no organismo. Saiba mais.

Você sabe o que é colesterol? Geralmente, quando se fala sobre isso já imaginamos comidas gordurosas ou problemas de saúde, mas, nem todo colesterol é ruim.Na verdade, colesterol é uma substância encontrada em nosso organismo que possui diversas funções, inclusive positivas.

Para saber quais são os tipos de colesterol e como cuidar do corpo para evitar o colesterol ruim, continue lendo esse post!

Qual a função do colesterol?

Apesar de ser comumente relacionado a gorduras, o colesterol é, na verdade, um álcool que possui estrutura parecida com a de hormônios e é uma substância que é transportada pelo sangue, cumprindo uma série de funções.
Ele ajuda na produção de hormônios que combatem o estresse; hormônios sexuais como testosterona e progesterona; atua na produção de Vitamina D, essencial para que os ossos sejam fortificados e na produção de insulina, além de agir como antioxidante.
O colesterol que ingerimos por meio dos alimentos auxilia o organismo a reparar células danificadas e na manutenção da saúde do intestino.

Quais são os tipos de colesterol?

Existem dois principais tipos de colesterol em nosso corpo: HDL (o colesterol "bom") e LDL (o colesterol "ruim")

  • HDL – é um tipo de colesterol necessário ao nosso corpo, pois contém proteínas que auxiliam no bom funcionamento do corpo. Seus níveis podem ser aumentados por meio de uma alimentação balanceada e prática de exercícios . O valor considerado ideal é acima de 60 mg/dl.
  • LDL – esse tipo de colesterol, quando em altos níveis no organismo, pode causar problemas de saúde, pois ele acaba formando placas de gordura que dificultam a passagem do sangue e pode causar ataques cardíacos. Seu valor ideal é abaixo de 130 mg/dl para quem tem baixo risco cardiovascular.

Combatendo o colesterol ruim com exercícios

A prática de atividade física e esportes pode ser um grande auxiliar no combate ao colesterol ruim. Além de mudanças na alimentação, manter o corpo ativo e fazer exercícios ajuda a equilibrar as taxas de colesterol LDL e HDL no organismo, garantindo que o colesterol total não faça mal a nossa saúde. Confira esportes que ajudam nesse sentido:

Corrida / Caminhada

Tanto a corrida, como a caminhada, são boas práticas que podem ajudar a reduzir o colesterol LDL. Ambas colocam o corpo em movimento, ajudam a reduzir o nível de gordura no corpo e ativam a circulação sanguínea.

Natação

Outra modalidade excelente para ajudar a diminuir o colesterol LDL e aumentar o HDL é a natação. Esse esporte trabalha os músculos, a resistência e a flexibilidade corporal, evitando que o colesterol ruim se acumule nas artérias e cause problemas de saúde graves.

Musculação

É uma das atividades físicas mais recomendadas para a diminuição dos níveis de colesterol LDL no corpo. A musculação trabalha diversas partes do corpo, ajudando a fortalecer e tonificar os músculos, assim evitando os efeitos negativos causados pelo alto nível de colesterol ruim.

Viu só como o colesterol não é apenas ruim? Ele tem suas funções no organismo e é importante para a manutenção e bom funcionamento do nosso corpo. Mas, quando os níveis de colesterol ruim estiverem altos, a boa prática de exercícios pode ser uma excelente opção. No Santa Mônica Clube de Campo você encontra espaços ideais para praticar esportes e melhorar o seu condicionamento físico. Conheça o Clube e experimente algumas aulas. Acesse o site para mais informações!

Atividades Físicas Exercícios Físicos Saúde