carregando

Digite para pesquisar

Curiosidades: você sabe de onde veio o baralho?

O baralho e suas variações são heranças culturais maravilhosas, pois tem o poder de aproximar as pessoas e proporcionar momentos de lazer incríveis.

A busca constante por diversão e competitividade é uma característica presente em quase todos seres humanos. Por conta disso, ao longo da história, muitos objetos e jogos foram criados visando atender essa necessidade. Alguns acabaram ganhando destaque e, até hoje, conquistam mais e mais adeptos ao redor do mundo. É o caso das cartas de baralho. Até porque, um único baralho de cartas pode envolver não só uma variedade gigante de jogos, como também, um número expressivo de jogadores. Outra característica marcante também, é a praticidade – o baralho de cartas é pequeno e pode caber até mesmo no bolso.

Origem

Embora seja muito popular entre os brasileiros, não existe ainda um consenso sobre quando e quem o inventou. Sua origem exata ainda gera bastante controversas e é combustível para inúmeras discussões e teorias. Mas o primeiro registro que se tem sobre o baralho, apareceu em 1294 após o imperador Kublai Khan punir dois chineses que estavam não só fabricando, mas também jogando com cartas. Isso porque, naquela época, esse tipo de jogo era proibido na China.

Apesar de apresentar algumas semelhanças, esse baralho chinês tem muito pouco a ver com o que temos fácil acesso hoje. Muitos dizem que o modelo que utilizamos atualmente nasceu de um jogo praticado pelos Mamelucos, que posteriormente foi levado até a Europa e, então, foi difundido nesse formato atual.

Modalidades

Como sabemos, o baralho de cartas nos permite praticar uma grande variedade de jogos. Dentre os mais populares ou favoritos entre alguns jogadores estão: o Poker e o Truco.

  • Poker

O Poker, assim como toda origem do baralho de cartas, também não apresenta um registro exato de quando foi criado. Considerado o jogo de cartas mais popular do mundo, ele conquista muitos adeptos, pois além de ser extremamente divertido, também estimula exercitar o raciocínio. É um jogo que pode aguçar seu poder de observação e intuição. Muitos jogadores acreditam que o poker pode, até mesmo, tornar uma pessoa mais paciente, até porque – muitas vezes – é preciso ter prudência antes de tomar qualquer decisão ao longo do jogo.

  • Truco

Também com origem desconhecida, acredita-se que o truco tenha se popularizado no Brasil por meio dos imigrantes advindos da Europa e sofreu adaptações desde então. Inclusive é possível encontrar variações dessa modalidade em cada Estado do País, o que pode implicar em mudanças significativas em algumas regras do jogo. Então, quando for jogar com um amigo de outro estado, procure conversar com ele antes de começar, para que não tenham desentendimentos durante a partida, ok?

Vamos jogar?

Mesmo tendo uma origem misteriosa e controversa, o baralho de cartas e suas variações são heranças culturais maravilhosas, pois tem o poder de aproximar as pessoas, criar novas relações e conexões, proporcionar momentos de lazer incríveis. No Santa Mônica Clube de Campo você pode se divertir com os jogos de Poker e Truco. Mensalmente, acontecem torneios para ambas as modalidades.

É uma excelente oportunidade para testar suas habilidades como jogador! Saiba mais aqui.

Dicas Entretenimento Eventos