carregando

Digite para pesquisar

Curiosidades sobre o Squash

O Squash ajuda a melhorar a resistência física. Os movimentos necessários para acertar a bola tornam os músculos mais fortes e tonificados.

O Squash é um esporte de raquete, praticado entre dois ou quatro jogadores, entre quatro paredes com uma bola de borracha, que pode ter diferentes graus de velocidade ou salto. Os jogadores acertam a bola com suas raquetes, fazendo-a quicar na parede frontal da quadra.

A origem do Squash

A origem do Squash remonta para a Inglaterra no início do século XIX, particularmente na prisão de Fleet, em Londres, onde os presos foram entretidos por bater uma bola sólida com uma raquete contra as paredes da penitenciária. Entre 1820 e 1830 este jogo chegou à escola de Harrow, onde começou a ser utilizado uma bola plana que oferecia maior dificuldade e variedade de golpes que envolviam maior esforço físico.

Em 1864 já era considerado como um novo esporte e as primeiras quadras de Squash foram construídas. Pouco a pouco, essa atividade de origem tão humilde evoluía para o que conhecemos hoje.

O Squash chegou ao Brasil em 1920, por meio dos ingleses que vieram explorar ouro em Nova Lima, em Minas Gerais. A primeira quadra de Squash no País foi construída onde é hoje localizado o Clube das Quintas, na mesma cidade.

Os países com o melhor nível de Squash do mundo são: Paquistão, Egito, Inglaterra, México, Canadá, Brasil, Colômbia, Escócia, França, Austrália, Espanha, Alemanha, Itália, Holanda.

Modo de jogo

Normalmente, o esporte é disputado entre duas pessoas, colocadas no início do jogo, de um lado cada, dividida por dois quadrados desenhados no chão – no meio da quadra.

Raquetes especiais são necessárias, são um pouco mais leves, mais curtas e mais finas do que as raquetes de tênis, além de uma bola de borracha, que bate na parede, inúmeras vezes.

O jogo começa quando o saque é feito e cai do outro lado da caixa de serviço, abaixo dos limites das paredes laterais e frontais. O jogador deve fazê-lo dentro da caixa, caso contrário, será considerada uma falta.

A ideia principal é acertar a bola acima da área de advertência baixa (5 a 10 cm) e não deve pular no chão mais de uma vez, sempre tentando colocá-la em alguma área da frente para que o adversário não possa acertar de volta. Dependendo da decisão dos organizadores, 3 ou 5 sets serão jogados.

Sistema de pontuação

Para a Federação Mundial de Squash (FSM), cada partida do jogo é de 11 pontos. O atleta que marca primeiro a pontuação máxima é aquele que vence. Um jogador ganha uma pontuação cada vez que ele ganha uma rodada. Se o set estiver empatado em 10 pontos, o jogo continua até que um dos esportistas consiga dois pontos à frente de seu adversário. Pontos são ganhos quando o outro jogador comete uma falta ou perde o jogo.

Os benefícios do Squash para a saúde

Essa modalidade esportiva envolve muito movimento e esforço físico. Isso faz com que, em uma partida do jogo, sejam queimadas muitas calorias. Estudos recentes indicam que nesse esporte é possível perder muito mais calorias do que em outros como basquete, ciclismo, natação ou corrida.

O Squash ajuda a melhorar a resistência física. Os movimentos necessários para acertar a bola tornam os músculos mais fortes e tonificados. Flexibilidade é outro benefício desse esporte. Para acertar a bola, é importante ser ágil e rápido. Isso torna os músculos e articulações muito mais resistentes e flexíveis.

Squash no Santa Mônica Clube de Campo

O Santa Mônica Clube de Campo, um dos mais prestigiados Clubes do Paraná e um dos maiores centros privados de lazer da América Latina, oferece três quadras cobertas com uma infraestrutura completa para aulas de Squash.

As aulas de Squash no Santa Mônica Clube de Campo acontecem nos seguintes dias e horários:

3ª a 6ª FEIRAS – das 14h às 17h e das 17h às 22h

SÁBADOS – das 09h às 12h e das 13h às 15h

Além das quadras de Squash, o Santa Mônica oferece aos seus associados diversas atividades esportivas, culturais e de lazer, além de sediar grandes competições e eventos estaduais, nacionais e internacionais. Saiba mais aqui.

Atividades Físicas Clube de Campo Curiosidades Esportes Squash