carregando

Digite para pesquisar

Curiosidades sobre o Karatê: benefícios e modalidades

Poucas pessoas sabem, mas o Karatê (ou Caratê) não se originou no Japão, mas no arquipélago de Okinawa, que agora pertence aos japoneses. Outra curiosidade sobre o esporte, é que, embora tenha ganhado fama e o mundo por meio da cultura japonesa, sua inspiração vem de uma luta chinesa. E mais uma curiosidade diz respeito ao significado da palavra Karatê, “mãos vazias” — que também remete à dinastia chinesa.

Essa Arte Marcial, que foi para o Japão em 1922, enfatiza técnicas de defesa com golpes com chutes, cotoveladas, joelhadas, socos, além de golpes com a mão espalmada. Podem ser ensinados, ainda, lançamentos, bloqueios de articulações e golpes em partes vitais, a depender do estilo. Todos os golpes são sempre realizados com movimentos precisos e harmônicos — por isso arte e não puramente luta — ao invés das técnicas de imobilizações e projeções do judô.

O Karatê é uma das artes marciais mais difundidas e praticadas no Brasil, sendo muito ensinada, até mesmo, em várias escolas primárias. Mas como mencionamos no trecho “a depender do estilo”, o Karatê se subdivide em vários subtipos. O Karatê Tradicional, por exemplo, pode ser disputado nas modalidades Kumite, Kata e Fukugo, todos podem ser praticados no Santa Mônica Clube de Campo.

Quais são as modalidades principais do Karatê Tradicional?

O Karatê é praticado de diversas maneiras, como arte, autodefesa ou esporte. Confira as modalidades:

Kumite

Em tradução livre, a palavra Kumite significa ‘encontro de mãos’ e faz parte das modalidades modernas das artes marciais, sendo um componente de competição, ou seja, a luta propriamente dita.

Há três tipos de prática com luta:

  • Jyu Kumite – Que é o combate livre com controle;
  • ShiaiKumite – Que é o combate semilivre voltado para competições e com extremo controle dos ataques;
  • Kihon Kumite – Que é o combate combinado entre os tipos anteriores.

Kata

No Kata, os alunos aprendem a arte do Karatê de forma aprofundada e, ao mesmo tempo, a experiência da luta, com sequências de técnicas de defesa e de ataque. Cada faceta do treinamento do Kata possui um elemento psicológico, além do treinamento físico, preparando o carateca para o combate real.

Já o elemento filosófico transmite pensamentos e valores críticos que avaliam situações de maneira serena, as quais não se limitam aos combates.

Fukugo

Na modalidade Fukugo o atleta disputa duas rodadas, uma Kata e outra Kumite, sempre nessa ordem. A competição nessa categoria exige grande habilidade no combate e na execução do Kata. A finalidade do Fukugo é que o vencedor consiga equilibrar o Kata e o Kumite.

Benefícios do Karatê

Praticar Karatê traz vários benefícios para o corpo, para a mente e, também, para o espírito. Fisicamente, fortalece músculos e ossos, beneficia o coração, aumenta a resistência, desenvolve a coordenação motora e visual.

No campo mental, o carateca desenvolve a paciência, a disciplina, a compreensão, a concentração e a perseverança. Espiritualmente, ajuda na construção da confiança, do autocontrole, além de trazer paz e serenidade.

No Santa Mônica Clube de Campo, você poderá aprender todas essas modalidades. Venha praticar o Karatê no Santa Mônica! Quer saber mais sobre o Clube e os benefícios em ser associado? Clique aqui.

Artes Marciais Curiosidades Esportes