carregando

Digite para pesquisar

Curiosidades sobre a tradição gaúcha e CTG

Conhecer sobre tradições gaúchas, é saber mais sobre a história e cultura de nosso país, valorizando assim suas conquistas e legado!

Os costumes gaúchos são tão singulares que ganharam destaque nacional e até mundial. Por isso, em 1948, foi criado o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, cujo lema permanece até hoje pelos que aderem ao movimento: “Em qualquer chão – sempre gaúcho”.

Existem diversos CTGs costumes e a cultura do Rio Grande do Sul. Essas sociedades não visam  lucros e divulgam o folclore da cultura “gaúcha”.

Principais curiosidades sobre a tradição gaúcha

Local de origem

Originalmente, termo gaúcho servia para designar os homens nascidos no Rio Grande do Sul,  e que viviam no campo, mais precisamente na região dos pampas. Eles resultaram da miscigenação entre os índios, os espanhóis e os portugueses. Mais tarde, foram incorporadas às suas, as culturas negra, italiana e alemã.

Na literatura, o gaúcho é tido como sendo irreverente altivo e guerreiro. Por morar no campo cuidando do gado, esses homens adquiriram habilidades de cavaleiros e de manejadores de laço, características que traduzem a tradição gaúcha.

Alimentação

A gastronomia gaúcha é tão conhecida e difundida que ao pensarmos na palavra “gaúcho”, sempre nos vêm à mente duas palavras: “chimarrão” e “churrasco”, ambos termos relacionados à alimentação.

Mas além deles, outros pratos são tradicionais da cultura do Rio Grande do Sul e nacionalmente famosos como o arroz de carreteiro, o charque como alimento dos tropeiros viajantes e o café da campanha.

Vestimenta

A cultura dos trajes gaúchos é bastante rica e quase todas de inverno. A vestimenta é história e muito tradicional, mas — a não ser as botas (principalmente as de cano muito longo), os lenços (de vários tamanhos e cores), os ponchos (originalmente, um cobertor com abertura para a cabeça cobrindo até metade do corpo) e as boinas e chapéus — as outras peças, são usadas apenas em eventos festivos que divulgam a cultura gaúcha ou podem ser vistas em museus.

Dentre as peças típicas do folclore do Rio Grande do Sul estão os vestidos longos, bordados e com babados muito usados pelas prendas e camponesas até o século XIX, as saias longas, os lenços vermelhos masculinos usados com camisas brancas em alusão às gravatas, o além das icônicas bombachas — calças masculinas muito largas nas pernas e justas nos tornozelos usadas em festas típicas e na caracterização de um gaúcho típico.

O traje gaúcho completo é denominado “pilcha gaúcha” e inclui, além das peças citadas, o chicote de couro (relho) e o facão.

A vestimenta foi oficializada pela Lei 8813 de janeiro de 1989, como um traje de honra para ambos os sexos.

Gírias

Na tradição gaúcha há muitas gírias, mas algumas delas são muito conhecidas por todos. Saiba quais são elas e o seu significado:

  • Bah: Interjeição de surpresa em geral e de admiração;
  • Barbaridade: algo muito chocante e impactante (bah seria um diminutivo de barbaridade);
  • Tchê: pessoa, “rapaz”, “cara”;
  • Bem capaz ou Capaz: tu estas viajando, nem morto;
  • Guri/guria: menino/menina;
  • Troço: algum objeto;
  • Tri (tri legal, tri bonita): três vezes mais;
  • Bergamota: mexerica, tangerina;
  • Bater as botas: morrer.

Sobre o CTG Querência Santa Mônica

O Santa Mônica é o único clube de campo paranaense que tem um Centro de Tradições Gaúchas com 29 anos de atuação, o CTG Querência Santa Mônica, que se consagra como sendo um dos Centros de Tradições Gaúchas mais representativos do País.

E então, gostou de conhecer as principais curiosidades sobre a tradição gaúcha? Saiba mais: http://www.santamonica.rec.br/cultural/grupo-de-tradicoes-gauchas/

Atividades Físicas Curiosidades Dança