carregando

Digite para pesquisar

Conheça sete motivos para praticar Pilates

As atividades envolvendo o Pilates melhoram a flexibilidade, a força e a contração muscular.

O pilates é uma modalidade de atividade física que conta com mais 500 exercícios que trabalham, de forma controlada, aspectos relacionados ao corpo e a mente.

O equilíbrio entre esses dois pontos permite que os praticantes dessas atividades obtenham uma série de benefícios. Confira!

1 – Melhora a postura

Por trabalhar de forma respeitosa todo o corpo e os músculos, a coluna é privilegiada, pois não é submetida a estresse e posições que possam ser prejudiciais. Um dos maiores benefícios disso é a redução das dores nas costas.

2 – Ajuda no tônus muscular

As atividades envolvendo o pilates melhoram a flexibilidade, a força e a contração muscular. Assim, é possível se obter um contorno físico mais delineado além da redução de medidas.

3 – Protege e melhora as articulações

A prática de pilates ajuda o corpo por completo e as articulações estão entre as partes mais beneficiadas. Como resultado, há melhora da mobilidade e do desempenho.

4 – Alivia as tensões

O pilates é uma prática que envolve a concentração para a execução dos movimentos e em uma respiração correta. Esses dois fatores já são suficientes para auxiliar na diminuição dos níveis de estresse.

5 – Melhora a disposição para caminhar e correr

O pilates permite a estimulação de movimentos globais durante a sua prática e isso contribui positivamente para movimentos comuns do dia a dia como, por exemplo, caminhar ou correr. Isso quer dizer que haverá mais disposição física para realizá-los e menos dores, no caso de um esforço a mais do que o normal.

6 – Flexibilidade corporal

Os exercícios de pilates voltados para essa vantagem são aqueles que focam o alongamento corporal. Com isso, ele permite um amplo trabalho relacionado à extensão de articulações e músculos. Sabe aquela dificuldade em tocar os pés, até mesmo para amarrar os sapatos? Pode dar adeus a ela!

7 – Quem pode praticar

O pilates é uma atividade física que pode ser praticada por todos e em qualquer idade. Veja alguns benefícios de acordo com o grupo de praticantes:

Idosos: beneficiam-se do pilates por ser uma atividade que não requer muito esforço físico. Por ser composto de exercícios simples o cansaço quase não é percebido.

Mulheres: é muito indicado especialmente para aquelas que estão em período de gestação, pois fortalece o corpo e ajuda na flexibilização, aspectos que podem ajudar para um parto saudável.

Crianças: o fortalecimento muscular e a flexibilidade são trabalhadas. Isso ajuda os pequenos em diversas ações do dia a dia, como carregar a mochila escolar e, claro, sair do sedentarismo.

Homens: ao contrário do que se pensa, o pilates pode ajudar muito os praticantes de musculação. Lembre-se que estamos falando de uma atividade que favorece o corpo inteiro, enquanto que os exercícios da academia privilegiam uma área em específico.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os benefícios e vantagens do pilates para sua vida? O Santa Mônica Clube de Campo dispõe dessa modalidade que se destaca como uma das mais procuradas.

Aproveite também para conhecer outros esportes que o Santa Mônica disponibiliza. Com certeza, você encontrará aquele que é ideal ao seu perfil e necessidade!

Quer saber mais? Clique aqui.

Atividades Físicas Exercícios Físicos Pilates Saúde