carregando

Digite para pesquisar

Conheça os erros mais comuns durante o Treino

Quem já está acostumado com a rotina de treinamentos tem maior facilidade em perceber os erros que comete, mas isso não isenta de alguns vacilos que podem ser bastante prejudiciais.

Hábitos saudáveis contribuem diretamente para termos melhor qualidade de vida. Exatamente por esse motivo que muitas pessoas começaram a criar consciência da necessidade de praticar alguma atividade física. É cada vez mais comum vermos academias cheias, gente fazendo caminhadas e corridas nas ruas, pessoas que há muito tempo não colocavam o corpo em movimento buscando serem mais ativas. Esse momento de conscientização é importante, mas junto com ele alguns cuidados precisam ser tomados para não exagerar.

Quem já está acostumado com a rotina de treinamentos tem maior facilidade em perceber os erros que comete, mas isso não isenta de alguns vacilos que podem ser bastante prejudiciais. Para os novatos, a atenção precisa ser ainda mais redobrada.

Erros mais comuns durante os treinos e prática de exercícios

Exageros, falta de conhecimento a respeito de alguns exercícios, pouco descanso, má alimentação… Não são poucos os erros mais cometidos pelas pessoas durante a prática de atividade física. Confira os sete que listamos a seguir:

Não fazer aquecimento: na empolgação para começar logo o "treino pesado", muita gente deixa passar batido o aquecimento. Esse erro gravíssimo pode gerar consequências sérias como lesões, ligamentos rompidos e muita dor muscular.

Exagerar no treino: o famoso overtraining acontece quando são feitos mais exercícios do que o corpo pode suportar durante aquele dia. Treinar os mesmos grupos musculares todos os dias é o principal fator do treino exagerado. Isso faz com que não tenha tempo suficiente para recuperação das fibras musculares e as chances de ter lesões aumentam.

Treinar sem comer: ainda que existam treinos que possam ser feitos em jejum, muitas pessoas acreditam que treinar sem comer ajuda a emagrecer mais rápido. Esse erro atrapalha totalmente a rotina de treinamentos, pois é a alimentação que dá energia para poder desempenhar bem durante o treino. Não comer além de não ajudar, atrapalha muito.

Não se hidratar: treinar faz com que o corpo perca muito líquido por meio do suor. O organismo usa esse recurso para não termos a temperatura interna e externa tão alta. Por isso, repor água é muito importante. Tenha sempre sua garrafinha de água ao lado durante os treinos.

Não conhecer os exercícios: treinar sem orientação é outro erro grave. Por mais que existam vídeos e dicas na internet, apenas um profissional credenciado saberá orientar da forma certa. Fazer exercícios sem conhecer os aparelhos e as movimentações necessárias é um forte causador de lesões.

Não reconhecer as limitações: quando estamos na academia ou treinando na rua, por exemplo, queremos dar o nosso melhor, sonhamos com os tão desejados resultados. Mas é preciso reconhecer que temos limitações, que nem sempre dá para fazer todos os exercícios. Tentar ir além do que o corpo aguenta não faz bem.

Não manter a regularidade: treinar hoje, mas faltar amanhã é outro erro muito cometido pelas pessoas. Não será possível ter resultados treinando sem regularidade. Crie a melhor rotina de treinos para sua realidade. Converse com um profissional (personal trainer, professor) para criar treinos que se adaptem ao seu tempo.

Agora que você já sabe quais são os principais erros, é hora de começar a treinar para valer! No Santa Mônica Clube de Campo, os associados têm acesso a diversas maneiras de praticar atividade física. Aulas de Natação, Hidroginástica, Karatê, Futebol, Corrida, Pilates, Musculação e muito mais! Clique aqui e saiba mais!

Atividades Físicas Dicas Musculação Saúde Treinamento Funcional