carregando

Digite para pesquisar

Conheça os benefícios em praticar Badminton

Quem pratica Badminton aprimora diversas habilidades.

Se pararmos para analisar os esportes preferidos do povo brasileiro, o Badminton não figurará no topo da lista, dificilmente entraria até mesmo em um Top 10. Mas sabia que esse esporte pode ser uma excelente opção de atividade física? Neste post vamos falar sobre a história do Badminton e os benefícios em praticar esse esporte. Confira a seguir!

Afinal de contas, o que é Badminton?

O Badminton foi criado na Inglaterra no século XIX e tem forte inspiração em outros dois esportes: tênis e peteca. O nome Badminton vem do local onde o esporte foi jogado pela primeira vez, a Badminton House, propriedade do Duque de Beaufort’s.

Como funciona esse esporte?

E, de fato, o Badminton é parecido com o tênis. O esporte funciona da seguinte forma: uma quadra dividida por uma rede, uso de raquete, mas no lugar da bola temos uma peteca que é chamada de birdie ou volante.

Para jogar Badminton é preciso ter um bom condicionamento físico e habilidades como agilidade e reflexo. Ainda assim, é democrático. Pode ser jogado por homens, mulheres, adultos, crianças, sem qualquer restrição.

E no Brasil?

A primeira partida oficial de Badminton praticada no País aconteceu na década de 80. Mas apenas em 1993, foi criada a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). Atualmente, são 19 federações filiadas e a Seleção Brasileira de Badminton disputa as principais competições. 

Apesar disso, ainda não existe grande comoção ou admiração do público brasileiro pelo esporte. Mesmo sendo uma modalidade olímpica desde 1992, em Barcelona, o Brasil está longe de ser considerado uma potência.

Quais os benefícios de praticar Badminton?

1 – Esporte acessível

Apesar do esforço físico ser grande, o Badminton não é um esporte difícil de praticar. É possível aprender rapidamente os movimentos e habilidades básicas para, ao menos, jogar amistosamente. Crianças e idosos podem realizar a atividade pois as raquetes e petecas são leves, não demandando tanta força física.

2 – Ajuda a condicionar o físico

Devido ao esforço necessário para jogar Badminton, o esporte ajuda a trabalhar os principais músculos do corpo. Além disso, a modalidade exige velocidade para os piques de corrida e equilíbrio corporal para o uso da raquete. Esses movimentos ajudam a queimar calorias e perder peso.

3 – Desenvolve habilidades

Quem pratica Badminton aprimora diversas habilidades. A principal delas é a agilidade, já que é preciso se movimentar rapidamente para bater na peteca com a raquete e para raciocinar em meio ao jogo. Outras habilidades que se desenvolvem praticando Badminton são: atenção, concentração, reflexo, inteligência, produtividade e noção de espaço.

4 – Colabora com o bem-estar

Além de aspectos físicos e habilidades, o Badminton traz benefícios psicológicos. A prática do esporte ajuda a reduzir a ansiedade, acalma o estresse e ajuda na produção de endorfina, que ajuda a combater o mau humor.

5 – Prevenção à osteoporose

Muitas pessoas têm problemas nos ossos e uma doença que atinge principalmente idosos é a osteoporose. Sabia que praticar Badminton pode ajudar a prevenir essa doença? O esporte ajuda na ativação das células que trabalham na formação dos ossos e fazem com que o cálcio seja mais bem assimilado pela matriz óssea.

6 – Faz bem para a saúde

Badminton, assim como qualquer atividade física, faz bem para a nossa saúde. Ajuda a emagrecer, a prevenir doenças e reduz o risco de doenças cardíacas.

No Santa Mônica Clube de Campo os associados dispõem de aulas de Badminton. Crianças e adultos podem praticar! O Clube oferece aulas por meio da Escolinha de Badminton e ainda possui uma equipe de competição que foi campeã paranaense em 2018. Clique aqui e saiba mais!

Atividades Físicas Badminton Dicas Esportes Saúde