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Conheça as melhores atividades físicas para gestantes

Durante a gestação, antes de começar a se exercitar, é imprescindível ter um acompanhamento de um médico, pois algumas atividades não são adequadas. Ter a orientação de um profissional é fundamental para preservar a saúde da mãe e do bebê.

A atividade física alivia a tensão, aumenta a autoestima, ajuda no controle da ansiedade, ou seja, proporciona inúmeros benefícios para o organismo. Na gravidez, também auxilia na diminuição dos desconfortos físicos como, por exemplo, a fadiga e o inchaço, além de manter o bom humor e o sono. Confira as melhores atividades que podem ser praticadas durante a gestação.

Caminhada

Excelente opção, sobretudo, para as mamães que eram sedentárias e querem começar a praticar atividade física durante a gestação. Ajuda a fortalecer o organismo, dá disposição, auxilia no encaixe do bebê e, também, melhora a circulação e a postura.

Para praticar, é fundamental usar roupas e sapatos confortáveis, evitar lugares desnivelados e manter um ritmo mais lento.

Hidroginástica

Uma das atividades físicas mais indicadas durante a gestação. Tem como foco a redução das dores, como as que ocorrem nos pés ou nas costas e, também, ajuda a diminuir o inchaço nas pernas.

Além disso, a hidroginástica melhora a capacidade cardiovascular, tonifica os músculos e, também, promove o relaxamento. A água minimiza o peso que ocorre na barriga durante o treino e os impactos que são causados nas articulações.

Pilates

Praticar essa atividade aumenta a sensação de bem-estar, acalma e ainda ajuda na prevenção de dores na coluna e lesões por impacto. Auxilia na manutenção da postura, na circulação e na diminuição do inchaço.

Outro benefício, é que o pilates fortalece os músculos que fazem parte do assoalho pélvico – que fornece suporte para o intestino, útero e bexiga. A atividade melhora a respiração, frequência cardíaca, alonga e ainda fortalece a musculatura.

Ioga

A modalidade trabalha o corpo e a mente por meio de uma postura correta e exercícios que envolvem a respiração. A Ioga aumenta a flexibilidade, o tônus muscular, diminui a ansiedade e alguns exercícios respiratórios também podem ser praticados durante o trabalho de parto.

Musculação

A musculação deve ser feita de forma leve e sob a orientação de um profissional. A rotina de exercício deve ser realizada de maneira específica, para evitar qualquer lesão durante a gestação. É essencial que o treino seja leve e com menos impacto.

Entre os benefícios principais estão o fortalecimento da musculatura e a diminuição das dores nas articulações e nas costas.

Alongamento

O alongamento trabalha a flexibilidade muscular durante a gestação. A atividade ajuda a gestante a relaxar e a ficar menos ansiosa. Pode ser praticado durante toda a gravidez, mas é fundamental saber respeitar os limites do corpo e treinar com o auxílio de um profissional.

Natação

A natação auxilia na tonificação muscular e ainda aumenta o fôlego e a resistência. Como a atividade é realizada na água, os riscos de lesões e impactos são menores. Se a gestante estiver sedentária, deve iniciar de forma leve ou mais moderada.

Nadar melhora a movimentação do corpo, fortalece os músculos, reduz o estresse e ainda ajuda na melhora do sono e da respiração.

Os exercícios físicos trazem vários benefícios para a gravidez e no Santa Mônica Clube de Campo as gestantes podem praticar diversas atividades físicas, com acompanhamento de profissional especializado. O Clube dispõe de várias modalidades, como Hidroginástica, Natação, Condicionamento Físico, além da opção da caminhada num espaço arborizado e tranquilo. Venha se exercitar no Santa Mônica! Saiba mais aqui.

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