carregando

Digite para pesquisar

Como proteger a pele do sol durante a caminhada e corrida

Levar uma garrafa com água para a prática do exercício físico é fundamental.

A caminhada e a corrida são os principais meios do brasileiro praticar exercícios físicos. Podemos compreender alguns dos seus benefícios, como por exemplo, melhoria no sistema respiratório, prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição do peso, além de ser essencial para tornar o cotidiano mais leve, promovendo o bem-estar. Mas não basta sair por aí caminhando ou correndo, é preciso cuidado, em especial com o vestuário e a exposição da pele ao sol.

Necessidade de proteger a pele

Ao praticar caminhada e corrida, duas importantes atividades físicas, ficamos expostos ao sol. Ainda que seja agradável realizar exercícios ao ar livre, não podemos deixar de levar em conta alguns riscos que a nossa pele corre, principalmente por causa da ação dos raios solares.

Além do sol, o que também pode prejudicar a pele é o suor. Nesse caso, a hidratação é fundamental para evitar o desgaste e o ressecamento da pele.

Dicas de como proteger a pele do sol

Separamos algumas importantes dicas para você saber como proteger a sua pele do sol durante a prática da caminhada ou da corrida. Confira!

  • Uso de protetor solar: é o grande aliado de quem pratica atividades ao ar livre. Sua principal função é evitar que os raios UVB e UVA causem mal à pele. Ele deve ser usado em qualquer ocasião, seja no dia de sol forte ou até mesmo quando estiver nublado. Vale lembrar que os raios ultravioletas também agem em dias chuvosos. Antes de comprar o produto, é preciso verificar o fator de proteção. É recomendado o uso dos seguintes fatores de acordo com o tipo de pele: FPS 6 a 20 (pele negra), FPS 20 a 30 (pele morena) e FPS 30 a 60 (pele branca);
  • Roupas adequadas: não adianta querer praticar caminhada ou corrida vestindo roupas que não contribuam para sua performance. Opte sempre por vestuários mais leves. Existem roupas produzidas com tecidos próprios para quem pratica atividade física, evitando, assim, a contenção do suor e impedindo que a pele sofra com os efeitos do desgaste da realização da atividade;
  • Acessórios são bem-vindos: para se proteger do sol, além de usar protetor solar e roupas adequadas, é possível utilizar outros acessórios. Óculos de sol, bonés ou chapéus. Qualquer item que sirva para diminuir o contato direto do sol com o corpo;
  • Beber muita água: levar uma garrafa com água para a prática do exercício físico é fundamental. Manter o corpo hidratado ajuda a recuperação física, a diminuir os impactos dos gastos de energia e a combater o ressecamento da pele;
  • Após o exercício: depois de caminhar ou correr, é essencial tomar um banho em água morna para fazer com que o corpo e a pele relaxem. Em seguida, aplicar hidratante corporal é fundamental para evitar o ressecamento. Tomar esses cuidados após o exercício ajuda a manter a pele saudável e bonita.

O Santa Mônica Clube de Campo oferece a seus associados uma excelente estrutura que proporciona uma prática tranquila para caminhada e corrida. O Clube tem muita área verde e locais apropriados para realizar atividades ao ar livre, como trilhas e pistas para caminhadas e corridas. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Caminhada Corrida Dicas