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Como praticar corrida de maneira saudável

Exercitar-se passou a fazer parte da rotina de muitas pessoas, pois todos nós já entendemos que as atividades físicas fazem muito bem para a saúde. E, muitos dos que fazem da caminhada sua maneira de sair do sedentarismo, passaram a se sentir tão em forma que agora querem dar um passo à frente e decidiram praticar Corrida.

Se você está entre essas pessoas, cuidado, pois apesar da Corrida ser uma excelente maneira de cuidar da saúde e manter o peso, é necessário conhecer alguns cuidados para não sofrer nenhuma lesão — nos joelhos, por exemplo. Mas não se preocupe… neste artigo também abordaremos como correr de forma saudável. Confira os benefícios de praticar Corrida

Favorece o emagrecimento

A Corrida faz com que o corpo perca, cerca de, 700 calorias em uma hora. Esse é um excelente motivo para você começar a praticar Corrida, não é mesmo? Mas para quem não está acostumado aos exercícios aeróbicos é fundamental que não tenha pressa para alcançar esse objetivo.

O ideal é começar num ritmo mais lento e intercalar com a caminhada, além de realizar exercícios que fortalecem a articulação, sobretudo se você for sedentário, para não causar lesões nas articulações.

Aumento do colesterol bom e diminuição do ruim

Exercícios físicos como a Corrida mantêm a taxa de colesterol bom (HDL) e mau (LDL) sob controle, melhorando a qualidade do sangue, equilibrando a pressão arterial e a saúde cardíaca como um todo. Mas para que surta efeito, é necessário praticá-los por, no mínimo, 30 minutos, cinco vezes na semana.

Diminuição do estresse

Mas não é só a diminuição da pressão alta que faz o estresse ir embora, a liberação de um hormônio chamado endorfina também é fundamental para aliviar a ansiedade e o cansado mental. E, ao praticar atividades físicas aeróbicas como a Corrida, ele é liberado na corrente sanguínea.

Melhora a capacidade cardiorrespiratória

Desmembrando a palavra “cardiorrespiratório”, temos que cardio refere-se ao coração e respiratório a pulmão. Assim, ao melhorar a capacidade desses dois órgãos, o coração bombeará o sangue de forma eficiente aumentando a quantidade dos nutrientes e de oxigênio para toda as células do corpo.

Já o pulmão é favorecido por ter o diafragma e os músculos que envolvem o órgão fortalecidos. Com isso, a absorção do oxigênio pelo pulmão acontece de maneira mais eficiente, controlando e melhorando o ritmo da respiração.

Dicas de como praticar Corrida de maneira saudável

  • Procurar um médico: É muito importante que, antes mesmo de começar a praticar Corrida — ou qualquer outra atividade física —, você procure um médico para realizar exames que mostrarão se você está apto para praticar essa atividade que requer mais esforço e um melhor preparo físico;
  • Em geral, será feito o teste ergométrico (que avalia sua capacidade cardíaca e respiratória), mas podem ser solicitados mais exames, incluindo o de sangue, além da anamnese (entrevista do médico com o paciente) para saber se há casos de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras;
  • Fazer aquecimento e alongamento: Você já deve ter percebido que, ao chegar em locais onde se pratica Corrida, é comum ver pessoas fazendo alongamento. Se inspire nelas! Isso porque, é fundamental alongar todo o corpo antes de caminhar ou correr. Para surtir efeito, faça 4 séries de 20 segundos cada, antes e, também, depois da Corrida. O aquecimento também é importante, por isso, caminhe por alguns metros antes de aumentar o pique da Corrida;
  • Praticar com regularidade: Como qualquer outro esporte ou exercício físico, a Corrida deve ser feita com regularidade para quem os benefícios para o corpo realmente apareçam e para que seu corpo se acostume à prática fazendo com que as chances de lesões desapareçam ou diminuam bastante;
  • Fazer uma refeição leve: Muitas pessoas acham que não se deve comer antes de praticar atividades físicas, mas isso é um erro, já que o corpo precisa de energia para se exercitar corretamente e com saúde. Entretanto, a refeição precisa ser leve para evitar desconfortos gástricos. Prefira consumir frutas e carboidratos simples e evite os alimentos gordurosos e proteínas complexas que dificultam a digestão;
  • Evitar bebidas alcoólicas: O álcool é um potente desidratante corporal, além de causar mal-estar geral no corpo e indisposição. Por isso, evite ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a Corrida;
  • Beber água antes e durante a Corrida: Na dica acima você já percebeu que manter-se hidratado é fundamental para que você não perca líquidos durante a Corrida e, também, para que você não se canse excessivamente, fazendo com que a atividade seja mais benéfica e prazerosa. Uma dica importante é você beber cerca de dois copos de água antes de começar a correr e levar um squeeze com água ou isotônico ou mesmo uma garrafa de água mineral para dar goladas durante a Corrida, pois se ingerir um volume muito grande de líquidos antes de correr, você poderá se sentir mal;
  • Usar roupas adequadas: Use roupas confortáveis para facilitar os movimentos e, também, para que sua transpiração seja normal. Já os calçados, também merecem uma atenção especial, pois se não forem confortáveis e nem amortecerem as passadas com impacto, poderão ocorrer lesões nas pernas, nos joelhos e até na coluna. Saiba escolher seu tênis de Corrida!

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Observando todas as recomendações acima,a prática de qualquer atividade física trará uma melhora significativa em sua qualidade de vida, bem-estar e na saúde em geral.

E então, se animou a começar a praticar Corrida? O Santa Mônica Clube de Campo oferece treinamento de Corrida e caminhada nas dependências do clube. Saiba mais! Ainda não é associado? Clique aqui e tenha mais informações sobre como adquirir um título.

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