carregando

Digite para pesquisar

Como cuidar dos pés ao praticar exercícios

A melhor maneira de cuidar dos seus pés ao praticar exercícios é incorporando hábitos que evitem lesões.

Fazer atividade física é essencial para manter a saúde, além de melhorar a boa forma e ser uma opção de lazer. Nadar, correr, jogar vôlei ou tênis, existem muitas opções para se divertir e cuidar do corpo. Porém, é preciso cuidar dos pés ao praticar exercícios. Afinal, quem nunca sentiu aquelas dores chatas nessa parte do corpo depois de um dia bastante ativo? A região é a mais afetada pelos impactos e merece atenção.

Praticar exercícios faz bem para a musculatura do corpo e aumenta a resistência, além de melhorar a capacidade respiratória. E, na maioria das atividades, os pés são a base para se conseguir todos esses benefícios. Sem eles, ficaria difícil se movimentar e aguentar o impacto de todos os movimentos.

Se o esforço for demasiado, poderá causar prejuízos para essa região do corpo, por isso, é importante dar a devida atenção. Em casos mais severos, é possível desenvolver tendinites, luxações e, até mesmo, fraturas.

Além disso, o praticante corre o risco de contrair dores crônicas, contaminações, micoses e pé de atleta. Os fungos nos tecidos do pé causam irritações e coceiras na pele, podendo danificar também as unhas.

Como cuidar dos pés para praticar exercícios

A melhor maneira de cuidar dos seus pés ao praticar exercícios é incorporando hábitos que evitem lesões. Seguindo alguns passos simples, você estará sempre pronto para fazer atividade física novamente, sem desgastar sua pisada.

1 – Escolha o calçado ideal

Essa é a ferramenta que mantém seus pés confortáveis e acomodados para cada tipo de atividade. Na corrida, são os pés que absorvem parte do impacto e evitam lesões. No basquete eles se alongam para proteger os tornozelos. Ou seja, cada exercício tem um sapato projetado para minimizar seus riscos. Por isso, escolha o calçado correto, que se adapte ao seu esporte e, também, aos seus pés.

2 – Higienização

Os pés merecem cuidados especiais. Para evitar, após as práticas esportivas, lave bem essa região do corpo com água e sabão entre os dedos, o dorso, a sola e o tornozelo. Se puder, use uma escovinha bem macia para escovar o calcanhar e as cutículas, removendo assim as células mortas. Depois, seque bem entre os dedos com toalha, e se tiver mais tempo, finalize com secador de cabelos, separando bem os dedos e tomando bastante cuidado para não queimar a pele.

3 – Cuidado com a umidade

Recomenda-se usar meias de algodão para prática de exercícios. É importante que elas sejam trocadas diariamente e, se puder, alterne os pares de tênis também.

Diminua o risco de lesões ortopédicas

As lesões ortopédicas são as mais extremas. Nesse tipo de problema, o impacto da atividade física chega a acarretar problemas nas articulações e nos ossos dos pés. Mas, calma! É possível evitar machucados mais graves, não permitindo que as seguintes condições aconteçam:

  • Aquecimento errado e muito curto;

  • Exaustão dos pés pela prática intensa de exercícios;

  • Calçados errados;

  • Superfícies muito duras para o treino;

  • Intensidade do exercício muito superior à suportada.

Seguindo essas dicas de como cuidar dos pés ao praticar exercícios você evita lesões e possíveis contaminações. Assim, não sobrecarrega essa área tão importante para dar suporte aos movimentos. Sempre dê atenção para essa parte do corpo, pois é a que mais cansa e sofre impactos. Desse modo, eles vão estar sempre prontos para levar a um desempenho melhor!

No Santa Mônica Clube de Campo é possível praticar diversas modalidades esportivas com o acompanhamento de profissionais. O Clube ainda oferece diversas atividades sociais e culturais para todas as idades. Clique aqui e saiba mais.

Cuidados Curiosidades Exercícios Físicos Saúde