carregando

Digite para pesquisar

Cinco esportes mais adequados para crianças

É muito importante estimular e incentivar o seu filho a praticar esportes.

A prática de atividade física é fundamental para pessoas de todas as idades. No entanto, há uma preocupação ainda maior quando falamos sobre crianças, pois alguns tipos de exercícios, como a musculação, não são recomendados para os pequenos. Como ainda estão em fase de crescimento ósseo, praticar essa atividade não é ideal para essa etapa.

Os esportes oferecem uma série de vantagens, além da possibilidade de escolha pela modalidade que mais agrada o público infantil. Pensando nisso, separamos cinco modalidades esportivas mais adequadas para crianças. Confira as vantagens!

FUTEBOL

É o esporte mais adorado e praticado pelo povo brasileiro. Como diz uma frase popular: "toda criança já sonhou em ser jogador de futebol". A idade ideal para iniciar é a partir dos cinco anos. Além de estimular a competitividade, essa atividade ajuda a criança a desenvolver a coordenação motora, bem como equilíbrio e capacidade de raciocínio. Também é excelente para saúde, contribuindo para acelerar o metabolismo e melhorar o sistema respiratório.

NATAÇÃO

Uma das opções que os pais mais escolhem para iniciar seus filhos na prática esportiva é a natação. Com o intuito de fazer a criança aprender a nadar, muitos começam cedo nessa modalidade. A natação é um esporte completo, pois ajuda a desenvolver o corpo e faz bem à saúde. Uma das maiores vantagens para crianças é que a atividade pode ser feita antes mesmo do 1º ano completo. Dentre os benefícios podemos citar o auxílio no controle da respiração e o estímulo da movimentação corporal.

ARTES MARCIAIS

Falar sobre lutas em esportes para crianças pode assustar de início, mas pode ficar tranquilo. Aqui não se recomenda nada que seja agressivo ou que cause danos à criança. Opções como judô e karatê são bastante recomendadas, pois ajudam no desenvolvimento corporal, a melhorar os reflexos e ensinam valores como responsabilidade e respeito. A idade ideal para começar é a partir dos quatro anos.

VÔLEI

O vôlei é mais uma opção para que as crianças pratiquem esporte. Pode ser realizado em quadras ou, até mesmo, na praia. Ajuda a desenvolver o comportamento social e o trabalho em grupo, além de estimular a interação. É um esporte que exige muita movimentação e esforço físico, algo importante para melhorar a resistência e a concentração das crianças. A partir dos sete anos é a idade ideal para começar.

DANÇAS

Apesar de, normalmente, apenas meninas serem colocadas para praticar dança, é um esporte que qualquer um pode fazer parte. Não é complicada de ser feita e não exige grande apuração técnica. É bastante interativo por usar músicas. Uma das principais modalidades de dança escolhidas para as crianças é o balé. Também estimula a movimentação corporal e o equilíbrio. A idade recomendada para início é por volta dos três anos.

É muito importante estimular e incentivar o seu filho a praticar esportes. No Santa Mônica Clube de Campo, as crianças têm acesso a esses e outros esportes, como Ginástica Rítmica e Tênis. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Crianças Esportes Natação