carregando

Digite para pesquisar

Cinco esportes aquáticos que ajudam a queimar calorias

Natação e hidroginástica são algumas atividades desenvolvidas na água que trazem inúmeros benefícios aos praticantes.

Você já pensou em praticar esportes aquáticos para queimar calorias? Saiba que é uma ótima opção, ainda mais se você gosta de água! Geralmente as pessoas passam o ano inteiro se preparando fisicamente para enfrentar o verão e estar com o corpo em forma. Mas há também a possibilidade de praticar esses esportes também no verão.

As atividades que são desenvolvidas na água são consideradas mais intensas do que as que são desenvolvidas no ar. Isso porque suas energias se esgotam de forma mais rápida e exaustiva, fazendo com que você queime calorias e elimine gorduras mais facilmente. Além disso, essas atividades melhoram sua flexibilidade e resistência, protegendo também suas articulações.

Então, se você quer saber quais opções de esporte você pode praticar, é só continuar a leitura!

1. Canoagem

A canoagem é considerada um dos principais esportes olímpicos, passando a fazer parte das Olimpíadas em 1936. A ideia iniciou-se na Groenlândia, quando as canoas eram usadas pelos esquimós como veículo de trabalho e também para pesca.

Dentre as diversas modalidades estão: Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom, Caiaque Pólo e Freestyle.

A prática traz benefícios para a coordenação motora, elasticidade, equilíbrio e força. Podendo fazer com que você queime de 200 a 500 calorias em uma hora, dependendo do seu tipo físico. Há algumas pessoas que possuem mais facilidade em queimar calorias.

2. Natação

A natação é o esporte aquático mais conhecido, também uma modalidade olímpica, é considerada o esporte mais completo de todos. Isso porque movimenta quase todos os músculos do corpo durante a sua prática. Ela foi incluída como esporte olímpico em 1896, nas Olímpiadas de Atenas, na Grécia. Isso se deu porque a modalidade foi muito bem aceita na época.

Por ser considerado o esporte mais completo, a natação possui diversos benefícios para a saúde, entre eles estão: auxilio no controle de peso, na respiração, reduz o risco de diabetes, além de melhorar a força e tônus musculares.

Pelo fato de ser um esporte praticado diretamente na água – que é muito mais densa que o ar – ocorre nesse momento um trabalho de resistência, onde se exige mais esforço físico, queimando assim, mais calorias e fortalecendo a musculatura do corpo.

Não podemos deixar de dizer também que a natação atua como um anti-stress, além de ajudar também na autoestima. Nadar libera sensações de liberdade, relaxamento e concentração profunda. Esse processo libera hormônios – as endorfinas – trazendo sensações de bem-estar. Pode ser uma ótima aliada para quem tem estado sob forte estresse e ansiedade.

3. Hidroginástica

A hidroginástica é considerada um exercício aeróbico leve. Ela não possui faixa etária, podendo ser adepta a todos, atendendo às necessidades desde gestantes a idosos.

Para quem está com a mobilidade reduzida – principalmente para quem passou por procedimentos cirúrgicos – ela é uma ótima forma de voltar a praticar atividade física.

Entre os benefícios estão: melhora em doenças crônicas, como artrite, podendo reduzir dores também de quem sofre com osteoartrite, queima de calorias, relaxamento, tonificação dos músculos, além de melhorar o sistema cardiovascular.

Ela auxilia também no melhoramento do humor, trazendo os mesmos benefícios da natação, podendo aliviar a ansiedade, estresse e até evitando quadros depressivos.

4. Windsurf

Esse esporte é para você que adora o mar! Ele é praticado com uma prancha de surf e uma vela, que costuma ter de dois a cinco metros. Nesse esporte, que também é modalidade olímpica, o atleta precisa se equilibrar e se locomover usando a força do vento.

Essa atividade ajuda no sistema cardiovascular, aumentando a força e resistência, tonificando também os músculos do braço. Os iniciantes podem queimar até quinhentas calorias em uma hora de prática, já um atleta veterano, pode queimar até mil calorias.

5. Rafting

O rafting pode ser considerado o esporte mais radical da nossa lista. Ele é realizado em um bote inflável, onde os integrantes descem rios e corredeiras a bordo do bote. Essa atividade exige bastante força física, principalmente nos braços. Agilidade e atenção também são fatores importantes para conduzir o bote rio abaixo.

Para você que deseja uma aventura, esse esporte pode ser a melhor opção, além do que, você consegue perder até oitocentas calorias em uma hora de prática de atividade.

E aí, deu vontade de começar praticar um esporte aquático?

Se você gosta de água, opções é o que não faltam. Além do mais, todas essas atividades podem ser desenvolvidas atrelando saúde à diversão, o que fica melhor ainda!

E você sabia que o Santa Mônica Clube de Campo possui um complexo aquático, onde são oferecidas aulas de natação e hidroginástica? Isso mesmo! O Clube dispõe de aulas em dias específicos. Além dessas modalidades, oferece aos associados diversos esportes como Golfe, Tiro, Tênis, Futebol, Dança, entre outros. Venha se exercitar no Clube! Saiba mais aqui.

Atividades Físicas Exercícios Físicos Hidroginástica Natação Parque Aquático