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Ciclismo: equilíbrio e muitos benefícios

O ciclismo pode elevar em muito a qualidade de vida, pois traz inúmeros benefícios para sua saúde.

Há várias modalidades do ciclismo que vão desde às grandes voltas mundiais, como a famosa Tour de France até o mountain bike – uma das modalidades mais perigosas. Mas o esporte vai além das competições. Ele é também um ótimo meio recreativo e um excelente meio de transporte, pois não emite poluentes ajudando a manter a saúde do nosso planeta.

É também um dos esportes mais democráticos, já que praticamente qualquer um pode praticá-lo. Crianças, adultos, idosos, todos são bem vindos a pedalar.

O ciclismo pode elevar em muito sua qualidade de vida, pois traz inúmeros benefícios a sua saúde. Abaixo citamos sete deles.

1. Melhora a saúde cardiovascular

A prática regular do ciclismo ajuda a melhorar a saúde do seu coração. Um estudo feito com 45 mil dinamarqueses de 50 a 65 anos mostrou que os praticantes regulares tinham cerca de 11% a 18% menos chances de sofrerem ataques cardíacos.

2. Reduz o Stress e alivia a Depressão

A prática de exercício faz com que mais sangue chegue ao cérebro, isso alivia a ansiedade e reduz os níveis de Stress, diminuindo também os sintomas depressivos.

3. Diminui o envelhecimento da pele

Estudos têm mostrado que pedalar regularmente diminui os efeitos da radiação UV e reduz os sinais da idade. O aumento da circulação por meio do exercício entrega nutrientes e oxigênio às células de forma mais eficaz ajudando a reduzir o aparecimento de rugas.

4. Ajuda a perder peso

O ciclismo pode ser um ótimo aliado na hora de perder peso já que pedalar pode queimar cerca de 500 calorias por hora. Além de ser muito fácil de praticar, já que você pode ir pedalando até o trabalho, ao mercado e a muitos outros lugares que, normalmente, você iria de carro – sentado – sem se movimentar.

5. Aumenta os níveis de energia

A prática desse exercício aumenta os seus níveis de energia e ajuda a enfrentar melhor o dia a dia.

6. Equilíbrio

Andar de bicicleta regularmente ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação.

7. Melhora sua saúde sexual

Estar mais fisicamente ativo melhora o circulamento sanguíneo impulsionando o desejo sexual. Estudo realizado na Universidade de Harvard descobriu que homens que pedalam por pelo menos três horas por semana têm um menor risco de impotência do que aqueles que não pedalam.

Estes são só alguns dos inúmeros benefícios que o pedal pode trazer. Mas atenção: por mais que o ciclismo seja um esporte de baixo impacto é necessário preparo físico para praticar.

E agora que você já sabe o quanto o ciclismo pode fazer bem, que tal começar a pedalar?

Você pode praticar a modalidade que quiser e se faz o tipo mais radical, o Santa Mônica Clube de Campo conta com uma pista de bicicross perfeita para a modalidade.

O Santa Mônica Clube de Campo oferece também várias outras modalidades esportivas. Você pode praticar voleibol, corrida, futsal, futebol. E ainda artes marciais, com aulas de Judô e Karatê.

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