carregando

Digite para pesquisar

Casamento ao ar livre: transforme seu sonho em realidade

É importante ficar atento às condições climáticas antes de definir a data do casamento.

O casamento é uma das cerimônias mais importantes na vida de uma pessoa. É o momento de consumar a união entre dois corações apaixonados, que agora compartilharão, além do amor, o mesmo espaço, tornando-se de fato um casal. Muitas pessoas sonham em realizar a cerimônia perfeita, pois entendem que estão a passar por uma situação sem igual.

Uns querem uma cerimônia mais tradicional, realizada na igreja. Outros, mais reservados, preferem casar diretamente no civil, sem realizar nada além. No entanto, há também quem prefira fazer algo diferente: um casamento em meio à natureza.

Por que casar ao ar livre?

Normalmente quem opta por fazer a cerimônia de casamento ao ar livre busca maior liberdade para poder fazer a sua festa. "Fugindo" das tradicionais cerimônias celebradas na igreja, casar ao ar livre permite ao casal tornar o momento ainda mais parecido com a sua própria identidade.

Além disso, o limite de convidados será dado de acordo com o espaço escolhido. Outro fator determinante é poder fazer a festa no mesmo local da cerimônia, não precisando pagar um duplo aluguel, por exemplo.

Dificuldades dessa modalidade de casamento

O primeiro ponto a se considerar é a logística. O local escolhido é realmente apropriado para fazer um casamento? Os convidados serão bem acomodados? Em seguida, o casal precisa definir uma data e ficar sempre de olho nas condições climáticas. Afinal de contas, ninguém deseja ter o casamento ao ar livre estragado por chuvas ou fortes ventos.

A melhor forma de diminuir todos os riscos e dificuldades é fazer um bom planejamento. Não adianta pensar hoje e já querer casar amanhã. Inicie o planejamento com antecedência e as chances de tudo ocorrer como sonhou serão maiores.

Dicas de como organizar a cerimônia ao ar livre

Há também alguns passos que podem ser seguidos para organizar o casamento e ter a cerimônia perfeita.

Defina o orçamento: casar ao ar livre envolve mais gastos do que os tradicionais casamentos na igreja, por exemplo. Por isso, tenha em mente que será preciso definir um orçamento. Ele deve contemplar não só o aluguel do espaço, como também a decoração, o buffet e demais custos.

Escolha o momento certo: fique atento às condições climáticas da região onde você mora antes de definir a data do casamento. Para fazê-lo ao ar livre é preciso não correr riscos com chuva e frio. O período entre o final de janeiro e o começo de abril, por exemplo, costuma ser muito chuvoso. Ter esse cuidado é fundamental. O horário também é importante, para que, em dias de muito sol, por exemplo, o calor intenso não incomode os convidados.

Estrutura e decoração: é preciso adequar os espaços do local escolhido para harmonizar o ambiente com a necessidade de uma cerimônia de casamento. Isso precisa ser levado em consideração na hora de escolher o espaço. Outro item fundamental é a decoração. Vale usar a criatividade e aproveitar tudo que o lugar oferecer para montar uma bela decoração.

Ofereça um ambiente confortável: fazer com que, tanto você – que irá casar – como os convidados, sintam-se à vontade no local da cerimônia é essencial. Por isso, preocupe-se em fazer sinalizações para orientar os convidados, disponha de muitas lixeiras e, até mesmo, acessórios como repelentes, garrafas de água e protetor solar.

O Santa Mônica Clube de Campo é uma das referências para casamentos, também ao ar livre. O Clube dispõe de uma estrutura que permite a realização da cerimônia com total conforto e tranquilidade para noivos e convidados. São quatro salões disponíveis para uma grande cerimônia — social (para casamentos mais clássicos), CTB (para cerimônias com o charme do campo), Boate (para cerimônias mais modernas e descontraídas) e PUB (para festas mais intimistas). Clique aqui e tenha mais informações.

Casamento Clube de Campo Eventos Festas