carregando

Digite para pesquisar

Calistenia: o que é e para que serve

Apesar de ser uma técnica livre e possível de ser feita em qualquer lugar, é importante buscar orientações profissionais de como prosseguir com os treinos.

Os exercícios físicos oferecem diversas vantagens para nossa saúde de modo geral. No entanto, é possível adotar técnicas específicas para objetivos e metas pré-definidos, como no caso da musculação ou aeróbica.

A calistenia se encaixa em uma dessas técnicas, com foco em questões como ganho de força, resistência e equilíbrio. Além disso, esse conjunto de atividades também ajuda muito quem deseja emagrecer ou tonificar a musculatura.

Apesar de estar em alta, atualmente, a calistenia é considerada uma técnica bem antiga e aparentemente simples. Porém, como todo esforço físico, também exige alguns cuidados e orientações.

Quer saber mais sobre o que é a calistenia, como praticar e quais os benefícios? Então é só continuar a leitura e conferir!

O que é calistenia?

Ela pode ser definida como um conjunto de exercícios que usa o peso do próprio corpo como base para o treino. Ou seja, não é necessário utilizar aparelhos, materiais ou ir à uma academia.

Desse modo, você pode desfrutar dos efeitos positivos dessa técnica em qualquer lugar, aproveitando ambientes aconchegantes e lindos!

Em alguns exercícios mais específicos, é possível incorporar barras para ajudar no melhoramento físico e funcional, tonificar os músculos ou ganhar mais força. No entanto, caso você não tenha acesso a elas, poderá adaptar aos exercícios livres.

Por se basear em movimentos naturais e usar apenas o peso do próprio corpo, a calistenia é considerada um treino com foco funcional. Além disso, o risco de lesões ou problemas no corpo são muito baixos!

Basta realizar alguns alongamentos associados com as atividades e você não precisará se preocupar com danos ao seu corpo ou saúde, nem com dores intensas pós-treino.

Como treinar?

Apesar de ser uma técnica livre e possível de ser feita em qualquer lugar, é importante buscar orientações profissionais de como prosseguir com os treinos. Também é possível encontrar algumas sequências fáceis de fazer na internet, por meio de vídeos explicativos. Desse modo, você poderá escolher um local agradável e tranquilo para reproduzir os exercícios.

A grande vantagem em escolher uma bela paisagem para realizar a calistenia está em potencializar o efeito relaxante e funcional, melhorando a concentração e mantendo a mente livre.

Nossas dicas para esse momento, são:

  • Escolha exercícios curtos e leves para começar os treinos;
  • Faça sempre alongamentos antes e depois dos exercícios;
  • Mantenha a hidratação antes, durante e depois dos exercícios;
  • Alimente-se bem para manter a energia e evitar um mal-estar;
  • Respeite seus limites;
  • Consulte um profissional para montar sua rotina de treinos;
  • Crie uma playlist relaxante ou inspiradora para o momento.

Benefícios da Calistenia

Dentre os benefícios que a calistenia pode nos proporcionar, podemos citar:

  • Fortalecimento muscular;
  • Melhora na flexibilidade e resistência;
  • Melhora na coordenação motora;
  • Alívio do estresse;
  • Ganho de massa magra;
  • Melhora da postura e equilíbrio.

Gostou de saber mais sobre o que é a Calistenia e quais as vantagens desses exercícios para sua saúde? Então comece agora mesmo a desfrutar desses benefícios!

O Santa Mônica Clube de Campo dispõe de diversas atividades físicas, além de uma estrutura incrível! Clique aqui e saiba mais.

Alongamento Aquecimento Atividades Físicas Saúde