carregando

Digite para pesquisar

Café combina com a prática de esportes?

Saiba mais sobre os benefícios do café.

O café é a bebida fundamental ingerida pela manhã na maioria das casas brasileiras. Mas, não é só o sabor da bebida que atrai os consumidores. Ela tem efeito estimulante e aumenta a disposição. Mas, será que o café também é benéfico para a prática de esportes? Confira neste artigo todos os benefícios e os malefícios do café para quem faz exercício físico.

Benefícios do café para a prática de esportes

Consumir café antes do treino é uma ótima estratégia para potencializar os efeitos da atividade física e aproveitar o máximo do exercício. Conheça outras vantagens de tomar aquele cafezinho antes de praticar esportes!

  • O café diminui as dores que afetam os músculos após um treino intenso;
  • Aquela fadiga típica que sentimos logo após a atividade física também é reduzida, garantindo mais uma dose de disposição para as outras tarefas do dia;
  • Quem está querendo perder peso também pode contar com a ajuda do café. Ele auxilia na queima de gordura devido à presença da cafeína, estimulante e termogênico natural que acelera o metabolismo, aumentando o gasto de calorias;
  • O café também ajuda a preservar os músculos que podem sofrer fadiga depois do excesso de atividade física. Ou seja, o café é ótimo para o ganho de massa magra;
  • Está precisando de mais resistência durante o seu treino? O café também pode ajudar, já que o efeito prazeroso que ele provoca fortalece a disposição durante a atividade.

Mas, atenção!

Para garantir todos esses efeitos do café, é preciso que ele seja consumido, pelo menos, uma hora antes da atividade física. Também não há necessidade de tomar a bebida em excesso. Três xícaras ao longo do dia, cerca de 150 ml, já são suficientes. De preferência, com pouco açúcar.

O que mais o café pode fazer pela sua saúde

Que o café tem tudo a ver com a prática de esportes, você já sabe. Mas, além disso essa bebida saborosa também tem muito a oferecer para a saúde do corpo em geral.

O café previne o surgimento de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Ele estimula o funcionamento do intestino, deixa a memória mais ativa, aumenta a concentração e é um grande aliado no combate à depressão. Tudo isso porque o café é rico em antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres e atuam na preservação das células do organismo.

O café tem algum malefício?

Infelizmente, o café não possui apenas benefícios. Se consumido em exagero ele pode ocasionar dores de cabeça, principalmente em quem tem sensibilidade aos seus componentes. Ele também pode agravar o quadro de hipertensão arterial.

O excesso da bebida pode causar ansiedade, insônia e irritação, além de interferir na concentração e provocar desidratação já que aumenta a liberação de água do organismo.

O café também não deve ser consumido junto com antidepressivos e nem como acompanhante de cigarros, um hábito muito comum de fumantes, pois aumenta o risco de doenças do coração.

Dessa forma, o café é sim uma bebida que pode fazer muito bem antes, durante e depois das atividades físicas, desde que consumido com moderação, na hora certa e com pouca adição de açúcar.

E você? Gosta de atividade física tanto quanto gosta de café? Então, venha conhecer as modalidades esportivas do Santa Mônica Clube de Campo. Aproveite para experimentar um esporte novo e ganhe mais qualidade de vida! Clique aqui e saiba mais.

Dicas Esportes Saúde