carregando

Digite para pesquisar

Brincadeiras na piscina: Diversão para a família

Seja pelo simples prazer de nadar, se refrescar ou então para curtir um dia de folga com a família e amigos, a piscina, além de diversão, pode trazer diversos benefícios.

Brincar na piscina pode ser uma das coisas mais legais que fazemos durante nossos momentos de lazer. Seja pelo simples prazer de nadar, se refrescar ou então para curtir um dia de folga com a família e amigos, a piscina, além de diversão, pode trazer diversos benefícios. Praticar natação, por exemplo, contribui para uma vida mais saudável realizando um esporte democrático, ou seja, para todas as idades.

Mas o tema desse texto não é a prática esportiva e, sim, as brincadeiras. Quais são as melhores formas de brincar na piscina? E quais vantagens podemos tirar dessas brincadeiras aquáticas? Isso e muito mais você vai conferir na leitura desse texto!

Por que brincar na piscina é algo legal?

Primeiramente, qualquer pessoa pode se divertir na piscina. Seja ela criança, adolescente, adulto… Não há limitações para quem quer se divertir na água. Outro fator legal é que toda a família pode se reunir e proporcionar momentos únicos de interação e lazer, ou seja, um momento de bem-estar que estimula a união familiar. Brincar, nadar, fazer pequenas apostas. Há diversas possibilidades de lazer que podem – e devem – ser feitas com a família reunida dentro da água.

E tem coisa melhor do que se divertir e ainda desenvolver habilidades que vão colaborar para uma vida mais saudável? Ao brincar na piscina você pode melhorar sua capacidade respiratória, trabalhar os músculos do corpo, ampliar a coordenação motora e as chances de lesões são mínimas.

Veja algumas brincadeiras que você pode fazer e se divertir junto com a sua família na piscina:

1 – Natação

O jogo é como uma corrida aquática. Os jogadores se posicionam de um lado da piscina e precisam atravessar até o outro lado. Aqui dá para usar os diversos estilos da natação para ficar ainda mais divertido.

2 – Mergulho

Funciona da mesma forma que a brincadeira da natação, porém, o percurso de um lado para o outro da piscina debaixo da água.

3 – Desafios

Quem fica mais tempo debaixo da água, quem consegue fazer mais idas e voltas na piscina. São muitas as possibilidades de desafios. Para ficar ainda mais legal, que tal premiar o vencedor com um sorvete?

4 – Vôlei

Uma rede divide a piscina em dois lados. O objetivo é não deixar o time adversário colocar a bola em contato com a água.

5 – Polo aquático

Brincar de golzinho ou polo aquático, é uma das brincadeiras mais comuns feitas dentro de piscinas. Basta colocar, ao menos, quatro jogadores em cada time e ter duas redes, uma em cada lado da piscina. Quem fizer mais gols, vence.

6 – Dança

Dançar dentro da água pode ser uma tarefa difícil, mas certamente vai proporcionar uma brincadeira bem divertida na piscina.

7 – Basquete

Se você tiver cestas móveis à disposição, que tal brincar de basquete aquático? Uma brincadeira divertida que estimula o trabalho em equipe e a capacidade de montar estratégias.

8 – Caça ao tesouro

Esconder pequenos objetos, como moedas, por exemplo, dentro da piscina e pedir para que os jogadores procurem. Quem achar mais objetos vence o jogo.

9 – Cinco cortes

Esse jogo clássico pede que os jogadores façam um círculo dentro da piscina e iniciem uma contagem de um até cinco, passando a bola sem segurá-la. A pessoa que receber o passe número cinco deve tentar acertar alguém dentro do círculo para eliminá-la do jogo.

10 – Arremesso de bola

Essa brincadeira é para ser feita com duas ou mais pessoas. Elas se distanciam dentro da piscina e precisam jogar a bola um para o outro, sem deixar tocar na água. Quem não conseguir pegar a bola, é eliminado.

O Santa Mônica Clube de Campo é o lugar ideal para você e sua família brincarem na piscina. O Clube dispõe aos associados uma estrutura completa de piscinas para atender a todos os públicos. Sua diversão é completa. Clique aqui e saiba mais

Atividades Físicas Brincadeiras Crianças