carregando

Digite para pesquisar

Bocha: um jogo para todas as idades

A Bocha faz a pessoa sair do sedentarismo e incentiva a amizade e o convívio social.

A Bocha é conhecida em vários estados do Brasil, sobretudo no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devido à imigração italiana. É um esporte que trabalha não apenas o físico, mas o mental e a concentração, sendo uma das principais modalidades esportivas praticadas por idosos.

O esporte teve origem no Império Romano e ficou muito conhecido nas regiões da Itália, Espanha, França, Portugal e Inglaterra. No Brasil, a modalidade chegou por causa da imigração italiana e, atualmente, há campeonatos que são organizados pela Confederação Mundial de Bocha. No Brasil, quem organiza a competição é a Confederação Brasileira de Bocha e Bolão.

A modalidade é muito jogada pelos idosos, mas pode e deve ser praticada por todas as idades, pois é um esporte universal, ou seja, para toda as pessoas, porque proporciona vários benefícios para o corpo, mente e ainda estimula a socialização.

O principal objetivo do jogo é marcar pontos, aproximando a bola maior, de uma pequena bola de madeira denominada bolim, que é a primeira a ser lançada. Desta forma, os participantes devem lançar as bochas o mais próximo possível do bolim e, assim, as pontuações são marcadas.

A Bocha pode ser praticada por duas pessoas ou em equipes, onde cada participante conta com quatro bochas por partida e o vencedor é a pessoa ou equipe que conseguir aproximar mais bolas do ponto que foi estabelecido.

É um esporte diferenciado, pois não é uma modalidade muito desgastante ou que exige um preparo físico específico. Não provoca impactos na coluna, joelhos, não requer corridas e ainda traz vários benefícios para a saúde, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida.

A Bocha faz a pessoa sair do sedentarismo e incentiva a amizade e o convívio social. Exige capacidade motora e trabalha vários tipos de músculos diferentes. O esporte demanda planejamento, foco e estimula o trabalho do cérebro, além de melhorar a habilidade de raciocínio.

Desta forma, a Bocha auxilia no desenvolvimento e crescimento pessoal e também pode ajudar as pessoas a saírem da depressão, pois pode atuar como terapia, pois o esporte cria um ambiente descontraído, que propícia muitos benefícios.

Entre os principais benefícios da Bocha para a saúde estão:

  • Músculos exercitados, principalmente os dos braços;
  • Estímulo da coordenação motora;
  • Amizades e novos relacionamentos;
  • Favorece o senso de planejamento e estratégia;
  • Aperfeiçoa a habilidade de foco e concentração.

Dessa maneira, o esporte traz benefícios que vão muito além do físico, pois estimula também a mente e o social.

Onde praticar Bocha?

O esporte pode ser praticado no Santa Mônica Clube de Campo, que é um dos principais e mais conhecidos clubes de campo do Brasil. Com 57 anos de existência, conta com uma das melhores equipes de Bocha e que participam de vários campeonatos.

No Santa Mônica, o Pavilhão da Bocha (situado perto dos bosques das churrasqueiras) tem duas canchas de gesso para que os jogadores possam treinar e desenvolver as suas habilidades no esporte.

Para saber mais, o horário de atendimento é das 18h às 22h15 e, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Saiba mais aqui.

Atividades Físicas Esportes Saúde