carregando

Digite para pesquisar

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prezado associado,

Em razão dos pedidos de concessão de descontos nas mensalidades, a Diretoria do Santa Mônica Clube de Campo traz esclarecimentos que se fazem necessários.

O Clube, mesmo fechado, possui custos fixos com funcionários, materiais para manter as piscinas em mínimo estado de funcionamento, para que não ocorra um prejuízo maior, como queima de motores, ressecamento de tubulações, troca da água, entre outros.

As pequenas e diversas manutenções continuam sendo realizadas, tais como a limpeza das instalações, corte de grama, manutenção dos campos e quadras, bosques e outras para manter a infraestrutura do Santa Mônica adequada para uso para quando ocorrer a reabertura gradual das atividades e espaços. A diminuição dos custos com a suspensão das atividades foi ultrapassada, com larga margem, pela perda com receitas que o Clube está suportando, tanto de TMD, com a alta taxa de inadimplência, quanto todas as outras receitas provenientes de cessões de espaços (eventos empresariais, casamentos, formaturas entre outras), assim como quanto às aulas de natação, de tênis, de golfe, academia, entre outros.

Salienta-se que o Santa Mônica fez uso das prerrogativas da Medida Provisória nº 936/2020, suspendendo contratos e diminuindo carga horária dos funcionários. Contas da Copel foram  parceladas, assim como de fornecedores e todos os contratos com terceirizados e subcontratados foram suspensos.

Para poder adequar as contas à nova realidade da receita, contas como IPTU, FGTS e INSS foram parceladas conforme previsto na legislação vigente durante a calamidade, porém esses débitos deverão ser saldados. Essas providências visam o equilíbrio financeiro no fluxo de caixa, pois o Clube tem que estar com todos os compromissos rigorosamente em dia para manter as certidões negativas.

Quando se fala em associação, refere-se a um grupo de pessoas com um fim específico, que se reúne para um bem comum e, conforme prevê o estatuto, as despesas são rateadas pelos seus associados e isso implica no dever de todos em pagar a mensalidade, pois todos são proprietários do empreendimento que não tem propósitos mercantis.

O Santa Mônica concedeu desconto da mensalidade de maio em 20% e, no mês de junho, de 10%, porém a inadimplência não refluiu e a receita teve um comportamento aquém do esperado e esse fato foi determinante no sentido de inviabilizar novos descontos, sob pena de comprometer de forma muito grave o equilíbrio econômico e financeiro do Clube. No site do Santa Mônica está disponível a prestação de contas até o último fechamento, de junho de 2020. No começo da segunda quinzena, será disponibilizado o fechamento de julho de 2020 e  tenham certeza de que se houver espaço para a concessão de novos descontos, será feito.

A Diretoria do Clube sempre envidou esforços para que algumas atividades do Clube permanecessem disponíveis aos associados. Do dia 6 ao dia 30 de junho, esse objetivo foi alcançado, mas infelizmente, no dia 1º de julho, em razão da piora da contaminação pelo novo Coronavírus, houve nova determinação para a suspensão das atividades.

Evidentemente que não há culpados por essa terrível situação, apenas vítimas e o Clube se vê na contingência de acatar as determinações das autoridades de saúde, sob pena de enquadramento em crimes penais contra a saúde pública.

O Decreto Municipal que suspendeu as atividades do Clube em julho teve seu término no dia 31 de julho e, no dia 3 de agosto, um novo decreto deverá ser publicado. Em vista disso, novamente, a Diretoria do Santa Mônica acorreu às autoridades para demonstrar que a abertura das atividades não coletivas e sem contato físico não colocam em risco a saúde dos Moniquenses e que, em face à extensão do seu território, áreas verdes e ar puro, além de não aglomerar pessoas, constitui-se como fator de disseminação de saúde e bem-estar.

A Diretoria do Clube permanece confiante de que o pleito será atendido e que tudo volte ao normal o mais breve possível.

O Santa Mônica conta com a sua compreensão e colaboração neste momento difícil.

Diretoria do Santa Mônica Clube de Campo

Notícias do Santa Mônica
Artigo Anterior