carregando

Digite para pesquisar

Benefícios dos exercícios aeróbicos

Aeróbicos são boas opções para quem deseja praticidade na hora de se exercitar e para quem busca perder calorias, diminuir o peso e melhorar o condicionamento físico.

Treinar tem sido cada vez mais fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Alguns optam por praticar a musculação como forma de movimentar o corpo. Mas, há um tipo de exercício que, por muitas vezes, é desvalorizado: o aeróbico. Exercícios aeróbicos são aqueles onde a energia utilizada é proveniente do oxigênio, ou seja, aqueles que dependem do nosso fôlego para acontecer.

Alguns dos maiores exemplos desse tipo de atividade são: natação, corrida, caminhada e pedalada. Você provavelmente já fez algum exercício aeróbico e, talvez, nem soubesse disso.

Veja os principais benefícios:

Qual a importância dos aeróbicos?

Algo muito legal a respeito dessa atividade é a diversidade de opções. Você pode praticá-los na academia, como por exemplo, pedalando na bicicleta ergométrica ou passando alguns minutos na esteira, ou então na rua – uma caminhada ou corrida podem ser feitas no calçadão ou, até mesmo, na varanda de casa.
Aeróbicos são boas opções para quem deseja praticidade na hora de se exercitar e para quem busca perder calorias, diminuir o peso e melhorar o condicionamento físico.

Quais exercícios praticar?

  • Caminhada: não há exercício aeróbico mais simples. Usando roupas e calçados adequados, caminhe ao menos três vezes por semana, variando entre 30 minutos e uma hora. Caminhada ajuda a relaxar e tem um risco mínimo de lesões.
  • Corrida: se você já se sentiu bem com a caminhada e quer elevar a atividade, passe a correr. Comece correndo por 10 minutos e aumente o tempo conforme seu corpo permita. Cuidado para não forçar demais e se lesionar.
  • Natação: esporte de baixo impacto que trabalha todo o corpo. Excelente para flexibilidade muscular, para trabalhar o sistema respiratório e bastante democrático por permitir praticantes de todas as faixas etárias.
  • Dança: outra forma de movimentar o corpo é por meio da dança. Ajuda a melhorar a postura, a desenvolver coordenação motora e se expressar. Dançar gasta bastante energia e é uma atividade que ajuda a queimar calorias.

Quais os benefícios dos exercícios aeróbicos?

  1. Perda de peso: os exercícios aeróbicos têm como principal característica a queima de calorias, pois atrás do uso do oxigênio como fonte de energia, a redução de gorduras surge como uma consequência;
  2. Redução do colesterol: a prática de aeróbicos ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a eliminação das gorduras ruins que podem estar presentes. Além de aumentar o colesterol bom (HDL), diminui o colesterol ruim (LDL);
  3. Melhora a respiração: como os aeróbicos dependem muito do nosso fôlego, controlar a respiração é fundamental. A constante prática ajuda a trabalhar e fortalecer o sistema respiratório;
  4. Fortalece o coração: quando praticamos exercícios aeróbicos, o coração trabalha de forma intensa. Só perceber que durante e logo após os exercícios, sentimos o coração bater mais rápido. Tendo um coração mais forte e mais bem trabalhado, o sangue será bombeado de forma mais eficiente para o corpo e o organismo trabalhará melhor;
  5. Ajuda a prevenir doenças: além de fortalecer o sistema imunológico, os aeróbicos ajudam a evitar que muitas doenças, como por exemplo, colesterol alto, problemas no coração, artrite e até mesmo osteoporose, ocorram;
  6. Reduz o estresse: a prática de exercícios é excelente para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso ajuda a termos menos estresse e, consequentemente, melhora o nosso humor. Quem se exercita, mais feliz com a vida fica

Não perca mais tempo e comece agora mesmo a praticar esportes! O Santa Mônica Clube de Campo é a sua melhor opção. O Clube dispõe de diversas modalidades, tais como Natação, Tênis, Voleibol, Futsal, Futebol, Hidroginástica e muito mais. Clique aqui para conferir todos os detalhes!

Atividades Físicas Exercícios Físicos Saúde