carregando

Digite para pesquisar

Benefícios da Hidroginástica para gestantes

A Hidroginástica traz benefícios para todos, inclusive é também recomendada para gestantes, proporcionando bem-estar entre mãe e filho!

A hidroginástica inicialmente foi criada com o objetivo de atender o público alvo idoso, na Alemanha. Essa atividade ganhou conhecimento no Brasil apenas por volta da década de 80. Seu intuito era fazer com que os idosos fossem mais ativos.
Também, quando ganhou fama por aqui, a indicação era para pessoas que tinham lesões.
Exercícios realizados em água, não geram uma sensação de cansaço tão grande quanto os demais. Além disso, são excelentes para as articulações, pois o impacto nelas é muito baixo.
Visto que a atividade é feita em água, não existe o incômodo do suor, não causa dores, pelo contrário, as alivia, e os movimentos feitos nela são mais fáceis de serem realizados.
As aulas de hidroginástica contam com professor e música.
Todos podem praticar aulas de hidroginástica. Embora alguns grupos com certos problemas de saúde precisem de liberação médica.
 

Importância dessa prática para gestantes

Considerando que uma mulher grávida tem fortes mudanças em seu corpo e em suas atividades diárias, a hidroginástica se apresenta como uma atividade aeróbica perfeita para as futuras mamães.
Com essa atividade, as gestantes terão como benefícios: efeito relaxante, alívio das dores na coluna e articulações, uma boa condição física (que inclusive ajudará no parto) e, muitos benefícios psicológicos.
Temos a seguir uma descrição mais detalhada desses benefícios:
 

Efeito relaxante

Na gravidez, é muito comum que, devido a liberação constante de hormônios e as novas dores na lombar, as mulheres sintam como em uma montanha russa de emoções e desejos. O contato com a água ajuda a combater o estresse.
As pessoas se sentem bem mais leves, e no caso das grávidas, elas não sentem o peso da barriga;

Alívio das dores

Alguns movimentos para gestantes ,são limitados, o que contribui para o sedentarismo. Pessoas sedentárias costumam sentir dores. Além disso, grávidas carregam o peso da barriga.
Então ao se exercitarem, além de contribuir para as articulações, pelo baixo impacto, alivia o peso, diminuindo assim , as dores ,principalmente na coluna;

Preparo físico

Os exercícios ajudam a manter a forma da gestante, sem prejudicar a sua saúde ou a do bebê.
Também, com menos dores e mais resistência, a gestante poderá ter um parto com mais qualidade;

Benefícios Psicológicos

A dinâmica de fazer ginástica com outras pessoas, bem como a presença de música e um guia animado, traz muitos benefícios psicológicos, como aumento da serotonina (substância fabricada pelo cérebro que dá prazer), um bom relacionamento social, e, com um psicológico mais bem preparado, há uma diminuição das chances de uma possível depressão pós-parto.
 
Uma ótima recomendação para praticar a hidroginástica são as piscinas do Santa Mônica Clube de Campo!
Localizado em Colombo – Região Metropolitana de Curitiba , o clube conta com diversas atividades esportivas, incluindo a hidroginástica, praticada em uma piscina semiolímpica, ou seja, uma piscina mais curta, de cerca de 25 metros de cumprimento, com uma profundidade de água suficiente para o conforto durante os exercícios (geralmente acima da cintura, não ultrapassando os ombros).
 
Associe-se ao clube e tenha essa, e outras vantagens!
 
Acesse o site https://www.santamonica.rec.br/ e faça parte!
Atividades Físicas Hidroginástica Saúde