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Benefícios da atividade física na terceira idade

Praticar exercícios regularmente é bom para a mente, humor e memória.

Existem muitas razões pelas quais tendemos a desacelerar e nos tornar mais sedentários com a idade. Pode ser devido a problemas de saúde, problemas de peso ou dor ou, até mesmo, preocupações com quedas. Talvez você pense que o exercício simplesmente não é para você. Mas à medida que envelhecemos, um estilo de vida ativo se torna mais importante do que nunca para sua saúde.

Movimentar-se pode ajudar a aumentar sua energia, manter sua independência, proteger seu coração e controlar sintomas de doença ou dor, assim como seu peso. E o exercício regular também é bom para a sua mente, humor e memória.

Não importa a sua idade ou sua condição física atual, essas dicas podem mostrar maneiras simples e agradáveis ​​de se tornar mais ativo e melhorar sua saúde e perspectivas.

Quais são os benefícios do exercício para idosos?

Um estudo sueco recente descobriu que a atividade física era a principal contribuinte para a longevidade, acrescentando anos extras à sua vida – mesmo que você não comece a se exercitar até a idade avançada. Mas ficar ativo não é apenas adicionar anos à sua vida, mas sim adicionar vida aos seus anos.

Você não só ficará melhor quando se exercitar, como também se sentirá com mais energia e experimentará uma sensação maior de bem-estar.

Benefícios para a saúde física

1 – Ajuda você a manter ou perder peso: Como o metabolismo diminui naturalmente com a idade, manter um peso saudável é um desafio. Exercício ajuda a aumentar o metabolismo e constrói massa muscular, ajudando a queimar mais calorias.

2 – Reduz o impacto da doença e das doenças crônicas: Pessoas que se exercitam tendem a ter melhor funcionamento imunológico e digestivo, melhor pressão arterial e densidade óssea e menor risco de doença de Alzheimer, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, osteoporose e certos tipos de câncer.

3 – Melhora a mobilidade, flexibilidade e equilíbrio: O exercício melhora sua força, flexibilidade e postura o que, por sua vez, ajuda a equilibrar, coordenar e reduzir o risco de quedas. O treinamento de força também ajuda a aliviar os sintomas de condições crônicas, como artrite.

Superando obstáculos para ficar ativo com a idade

Começar ou manter uma rotina regular de exercícios pode ser um desafio em qualquer idade – e não fica mais fácil à medida que você envelhece.

Você pode se sentir desencorajado por problemas de saúde, dores ou preocupações com lesões ou quedas. Se você nunca se exercitou antes, talvez não saiba por onde começar ou pode pensar que está velho ou frágil demais. Pode ser que você apenas pense que o exercício é chato.

Embora essas possam parecer boas razões para abrandar e ter calma ao envelhecer, são razões ainda melhores para se movimentar. Tornar-se mais ativo pode energizar seu humor, aliviar o estresse, ajudá-lo a controlar os sintomas da doença e da dor e melhorar sua sensação geral de bem-estar. E colher as recompensas do exercício não tem que envolver exercícios extenuantes ou idas à academia.

Você pode obter os benefícios de adicionar mais movimento e atividade à sua vida, mesmo de maneiras pequenas. Não importa sua idade ou condição física, nunca é tarde demais para movimentar seu corpo, melhorar sua saúde e suas perspectivas e melhorar sua idade.

Tipos de atividades benéficas para idosos

  • Caminhada: Andar a pé é uma maneira perfeita de começar a se exercitar. Não requer nenhum equipamento especial, além de um par de tênis confortáveis, e pode ser feito em qualquer lugar.
  • Aulas de condicionamento para idosos: Isso mantém você motivado enquanto também providencia uma fonte de diversão, alívio do estresse e um lugar para encontrar amigos.
  • Aeróbica aquática e esportes aquáticos: Trabalhar na água reduz o estresse e a tensão nas articulações do corpo.
  • Yoga: Combina uma série de exercícios com a respiração. A prática ajuda a melhorar a força, flexibilidade e equilíbrio, e pode ser adaptado a qualquer nível.

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