carregando

Digite para pesquisar

Atividade física na academia ou ao ar livre?

Praticar esportes, seja em contato com a natureza ou em uma academia, traz inúmeros benefícios.

A busca por uma vida mais saudável tem feito com que as pessoas se movimentem em busca da prática de exercícios físicos. Se exercitar é extremamente benéfico para o nosso corpo e a nossa saúde. Seja para quem está desejando melhorar o porte físico ou para quem simplesmente deseja manter um bom funcionamento do corpo, praticar atividade física é sempre uma opção excelente.

Confira a seguir alguns dos benefícios da prática de exercícios físicos:

• Mantém os ossos do corpo mais fortes, melhorando a estrutura óssea e agindo contra doenças como a osteoporose, por exemplo;

• Ajuda a diminuir a ansiedade, o estresse e combate a depressão;

• Auxilia na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes melito e problemas respiratórios;

• Tende a melhorar a postura e a autoestima;

• Aumenta a resistência do corpo, aliviando tensões musculares e contribuindo para o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis.

O mais importante é que a prática de exercícios se torne um hábito regular. Não adianta tratar as atividades físicas como algo eventual. Os exercícios precisam entrar na rotina para que o corpo consiga se adaptar, aceitar bem o esforço e a partir daí demonstrar os benefícios.

Onde praticar as atividades físicas?

• Na academia

Há diversas maneiras de exercitar o corpo. Uma das mais requisitadas pelas pessoas é por meio das academias. Nesses espaços é possível praticar musculação e outras modalidades.

A grande vantagem das academias é ter a instrução de profissionais qualificados. Eles ajudam o praticante a fazer todos os exercícios da maneira correta e na intensidade que não irá causar danos ao corpo. O ambiente da academia também ajuda na concentração e na motivação. É uma forma mais organizada de se exercitar.

No entanto, treinar nesses locais demanda gastos financeiros. Além de equipamentos como vestimentas e calçados apropriados, você terá que desembolsar o valor da mensalidade. Há pessoas que se sentem pressionadas ou envergonhadas no ambiente da academia e isso pode atrapalhar durante os treinos.

• Ao ar livre

Outra opção é treinar ao ar livre. Em ambientes abertos, a tendência é se sentir mais à vontade, pois o contato com a natureza ajuda no relaxamento. Pode-se contar com o auxílio de um instrutor, mas, também, você pode praticar suas atividades sozinho. Corridas, caminhadas e alongamentos são algumas das atividades que podem ser praticadas na rua. Em alguns locais são disponibilizados aparelhos como barras, por exemplo, que permitem atividades de maior intensidade.

Porém, treinar ao ar livre nos deixa dependentes das condições climáticas. Em um dia de chuva fica difícil praticar exercícios na rua. Com isso, há também a questão do foco. Ao ar livre temos muito mais distrações que podem atrapalhar os treinos. É necessário muito comprometimento para que a prática de atividade física ao ar livre funcione.

Praticar exercícios é praticar saúde!

Seja na academia ou ao ar livre, devemos ter a prática de exercícios físicos como hábito em nossas vidas. Se você deseja um ambiente ideal para praticar caminhada, corrida, trilhas, treinar ao ar livre, jogar futebol e outros esportes, o Santa Mônica Clube de Campo é o que você procura. Além de ter à disposição várias modalidades esportivas, os associados têm total contato com a natureza, o que torna a prática de exercícios físicos ainda mais especial. Clique aqui e saiba mais sobre o Santa Mônica Clube de Campo.

Atividades Físicas Esportes Exercícios Físicos Saúde