carregando

Digite para pesquisar

Aquecimento e Alongamento: a importância na prática esportiva

Praticar rotinas de aquecimento e alongamento antes de se exercitar é importante em muitos sentidos. Um bom aquecimento aumenta, gradualmente, os batimentos cardíacos, além de aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos enquanto você se prepara mentalmente para sua atividade.
O termo “aquecimento” descreve um conjunto de leves movimentos e atividades, com o objetivo de elevar, gradativamente, a intensidade da atividade física.

O alongamento tem como objetivo preparar e melhorar a flexibilidade muscular. Proporciona maior desempenho ao atleta nas articulações trazendo mais eficiência aos movimentos exigidos na atividade escolhida. Antes de se alongar é importante manter essa rotina de aquecimento para aumentar a temperatura do seu corpo e deixar os músculos no estado ideal para se exercitar. Realizar qualquer esporte com o músculo “frio” pode levar a lesões.

Existem várias formas de aquecimento. Em grande parte das vezes, se assemelha bastante com a atividade que será praticada – uma replicação, mas com intensidade muito menor. Por exemplo, caso você esteja se preparando para uma corrida, pode começar a se aquecer com uma caminhada ou trote leve. Para prática de outros esportes, no entanto, pode ser necessário o aquecimento de músculos específicos. Usando como exemplo o basquete, é importante se concentrar no aquecimento dos músculos dos ombros e costas, porém sem nunca esquecer dos outros músculos do corpo.

Mas, qual a diferença entre aquecimento e alongamento?

Aquecimento e alongamento, geralmente, são performados ao mesmo tempo – antes do início da prática física em si – porém contam com dois princípios diferentes.

Ambos são extremamente importantes para a prática segura, confortável e efetiva de atividades físicas. O aquecimento, com o intuito de preparar o corpo, eleva sua temperatura e batimentos cardíacos até o nível ideal para a atividade física enquanto o alongamento foca nos músculos que serão usados, prevenindo possíveis lesões.

Dicas

– Uma boa rotina de aquecimento deve incluir leves atividades cardiovasculares e geralmente dura entre 5 e 10 minutos.

– A atividade deve ser simples e incluir movimentos diversos que vão desde a corrida estacionária até pular corda, por exemplo.

– Evite situações nas quais você precise esperar depois de se aquecer para começar a prática da atividade. Parar mais de 30 minutos após o aquecimento para iniciar o exercício acaba com todo o propósito do aquecimento.

– Mantenha a respiração ao alongar. Respiração adequada garante que seus músculos recebam o oxigênio necessário durante o alongamento.

Qualidade e infraestrutura

No Santa Mônica Clube de Campo é possível praticar várias atividades esportivas, inclusive aulas de condicionamento físico, com o suporte de uma equipe qualificada e acompanhamento do calendário de treinos online em páginas individualizadas que permitem avaliar o seu desempenho. O Clube dispõe de uma reserva ecológica de mais de 72 alqueires para a prática de esportes, além de uma programação variada de atividades sociais, culturais e esportivas. Clique aqui e saiba mais.

Alongamento Aquecimento Atividades Físicas Saúde