carregando

Digite para pesquisar

Acordou com torcicolo? Saiba mais

É possível fazer compressas quentes na área. Veja outras dicas.

Torcicolo é a famosa torção que acontece nos músculos do pescoço deixando a cabeça inclinada para um dos lados, e o queixo virado e pronunciado para o outro. Apenas pela descrição já dá para perceber que é bem desagradável ficar com torcicolo.

Como aliviar o torcicolo?

Como os maiores afetados foram os músculos de pescoço, o primeiro passo para tratar o torcicolo é agindo direto no foco. Assim, o principal tratamento é por meio do relaxamento dos músculos da região e dos que estão ao seu redor. Dicas para relaxar os músculos do pescoço?

1 – Aplicação de calor

Você pode fazer compressas quentes na área. Essa técnica funciona porque o calor relaxa os músculos diminuindo a inflamação e relaxando a região, o que faz com que, pouco a pouco, ocorra alívio do torcicolo. Técnicas para aplicar calor:

  • Bolsa de água quente;
  • Bolsa de gel, aquecida no micro-ondas (a mais prática de todas), a bolsa é vendida em drogarias e tem de vários tamanhos;
  • A tradicional compressa com água quente e paninho;
  • Luz ultra-violeta vermelha;
  • Pano morno passado a ferro.

Uma dica complementar às anteriores é deixar a água do chuveiro cair na região.

2 – Exercícios de alongamento

O alongamento e os apoios de pescoço ajudam a evitar os espasmos musculares comuns em torções. Mas cuidado, um alongamento feito de forma errada pode piorar o problema. Por isso, um fisioterapeuta é o profissional indicado para ensinar como fazer esses alongamentos.

3 – Fisioterapia

E por falar em fisioterapeuta, esse profissional, além de ensinar e fazer o alongamento que você precisa, ainda usa uma série de outros equipamentos para tratar seu torcicolo. O ideal é consultar um ortopedista que irá indicar um fisioterapeuta, prescrever o que quer que ele faça e, muitas vezes, receitar anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

4 – Toxina botulínica

As injeções de toxina botulínica são muito úteis para torcicolos de repetição, mas, em geral, é necessário repeti-las de três em três meses.

5 – Cirurgia para torcicolo

Isso mesmo, alguns casos requerem uma cirurgia para correção do músculo do pescoço que está causando o torcicolo. Elas podem ser feitas, desde que outros métodos falhem.

6 – Tração na espinha cervical

Essa manobra deve ser feita apenas por um profissional treinado para tal, como um quiropraxista, massoterapeuta ou um médico. É importante deixar o pescoço relaxado para que a tração na espinha surta efeito.

Uma última dica: muitas vezes, o torcicolo pode ser prevenido. Se você praticar esportes e atividades físicas, todos os músculos do seu corpo – inclusive do pescoço – ficarão sempre relaxados.

O Santa Mônica Clube de Campo dispõem de várias modalidades esportivas (todas monitoradas) para manter a saúde dos seus músculos sempre em dia. As mais indicadas pra evitar novos episódios de torcicolo: hidroginástica, natação, condicionamento físico, ginástica rítmica, entre outros. Clique aqui e saiba mais.

Alongamento Atividades Físicas Dicas Saúde