carregando

Digite para pesquisar

A importância do aquecimento e alongamento antes das atividades físicas

A prática de exercícios físicos gera muitos benefícios para nossa saúde física e mental. Diminuição de doenças cardíacas e fortalecimento dos músculos são só alguns dos motivos pelos quais você deve começar a se exercitar.

Mas, você sabia que o êxito das atividades físicas não depende somente dos exercícios que você faz? O antes e depois também geram bons resultados. Veja a importância dos aquecimentos e alongamentos antes da prática dos esportes:

O que é o aquecimento?

O aquecimento é essencial para um bom resultado. O corpo precisa estar preparado para uma longa série de exercícios, por isso, é necessário que você crie o hábito de se aquecer antes de iniciar sua atividade. Isso previne que ocorram lesões corporais e deixa seu corpo preparado, diminuindo a fadiga.

O hábito de se preparar antes dos exercícios aumenta sua temperatura corporal, fornecendo mais disposição e energia para o organismo. O aquecimento aumenta o metabolismo corporal, melhorando a oxigenação sanguínea, além de ajudar em no desempenho dos exercícios.

Seja qual for a atividade, o aquecimento é necessário. Se você faz academia, dança e até mesmo aulas de teatro busque começar com aquecimentos, já que estimular os músculos faz diferença no desempenho.

Por que alongar?

O alongamento é o responsável pela elasticidade do corpo. Por meio de movimentos lentos, a prática busca auxiliar na recuperação do músculo e auxilia em caso de dor muscular após os treinos. Os alongamentos são essenciais para os exercícios físicos, já que eles garantem uma maior flexibilidade.

Há vários fatores que devem ser considerados ao fazer alongamentos, como a idade, condicionamento físico e também quais séries podem ajudar na sua atividade. É importante que você busque ajuda de um profissional para saber quais sãos as séries mais recomendadas dentro da sua prática.

O alongamento concentra-se em uma região localizada, diferentemente do aquecimento que auxilia em todos os músculos corporais. É recomendado para diminuir a rigidez dos músculos e a tensão.

Quais são as diferenças entre alongamento e aquecimento?

A diferença entre os dois, muitas vezes, não é conhecida por muitos atletas e pessoas que praticam algum tipo de atividade. O aquecimento melhora a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. Além de ter como principal objetivo a prevenção de lesões que possam ocorrer durante os exercícios e atividades.
Já o alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras. Aumenta sua disposição em efetuar os exercícios ou praticar certa atividade, já que o músculo estará menos tenso, facilitando a adaptação do seu corpo.

O aquecimento e o alongamento são importantes?

Para qualquer atividade física, você deve ter em mente que seu corpo precisa de um preparo físico e mental. O aquecimento e o alongamento são essenciais para que seu exercício seja feito com qualidade, evitando lesões e relaxando seus músculos. O seu corpo precisa de estímulos e preparo para que seu objetivo possa ser alcançado com qualidade e saúde.

Estrutura adequada

Santa Mônica Clube de Campo oferece para você e toda a sua família os melhores benefícios que podem melhorar sua qualidade de vida. O clube possui aulas especiais de ginástica e alongamento na academia. Além disso, conta com espaços ao ar livre para a prática dessas atividades e dispõe de profissionais de Educação Física especializados para orientar os exercíciosSaiba mais aqui.

Alongamento Aquecimento Atividades Físicas Dicas