carregando

Digite para pesquisar

A importância de se hidratar no verão

Durante o verão, o cuidado com a hidratação deve ser ainda maior.

A água é um elemento fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela é o maior componente do nosso corpo, tendo participação ativa em vários dos processos internos – que vão desde o transporte de nutrientes nas células ao controle da temperatura corporal.

Sabemos que ficar sem beber água pode trazer uma série de consequências negativas para a saúde. Por isso, devemos ter cuidado e manter uma rotina que favoreça a hidratação. Muitas pessoas têm dúvidas de como se hidratar, qual a quantidade correta de água deve-se beber e quais os benefícios. Continue lendo e saiba mais.

O que é a hidratação e por que é tão importante no dia a dia?

Beber água deve ser um hábito em nosso cotidiano. A hidratação para o organismo é de grande importância, pois, exerce uma série de auxílios aos processos que necessitam de água para acontecer com naturalidade.

Durante o verão, o cuidado com a hidratação deve ser ainda maior. Isso porque os dias são mais quentes, a incidência dos raios solares é mais forte e há uma tendência maior à desidratação devido ao suor. A quantidade de água que devemos beber diariamente varia de acordo com a idade e o peso. Em geral, recomenda-se dois litros de água por dia.

Quando não bebemos água, o corpo sente e envia alertas. Quando sentimos sede, significa que o corpo está com necessidade de receber água. Outros sinais de desidratação são lábios secos e, até mesmo, tontura. Todos esses detalhes mostram o quão essencial é a hidratação para o organismo e porquê devemos beber água de forma regular.

Benefícios da hidratação

Manter o corpo hidratado ajuda em uma série de atividades do cotidiano. Um exemplo, na prática, diz respeito à concentração. Quando estamos desidratados, o cérebro não consegue trabalhar em sua plena capacidade. Por isso, beber água é fundamental quando vamos estudar ou exercer qualquer atividade que exija raciocínio e concentração.

Quando praticamos atividades físicas, a hidratação é ainda mais importante. Os músculos precisam de lubrificação interna para conseguir realizar os movimentos sem maiores riscos de lesão. Além disso, quando bebemos água, diminuímos os impactos da perda de líquido que acontece pelo suor.

Outro aspecto importante sobre a hidratação é que ela ajuda no funcionamento do intestino. As fibras alimentares absorvem água e tornam a evacuação dos resíduos mais fáceis.

Dicas de como evitar a desidratação no dia a dia

  • Mantenha o hábito de beber água com regularidade;
  • Beba, ao menos, dois litros de água por dia;
  • Se você deixa de beber água pelo fato de não ter acesso ao líquido no dia a dia, compre garrafas térmicas e leve para onde for;
  • Caso queira variar, beba energéticos, sucos, água de coco. Mas, ainda assim, não deixe também de beber água.
  • Busque estar em locais arejados e evite lugares com pouca umidade.

No verão, nada melhor do que curtir momentos de lazer em piscinas para aproveitar o sol. O Santa Mônica Clube de Campo oferece, além das opções de lazer com piscinas e áreas ao ar livre, excelente estrutura com lanchonetes e restaurantes para garantir o melhor atendimento e a hidratação que você precisa. Clique aqui e saiba mais!

Atividades Físicas Cuidados Saúde