carregando

Digite para pesquisar

A importância da respiração correta na prática de exercícios

Apesar de ser involuntário, sabe-se que existem modos corretos e incorretos de respirar e isso interfere diretamente na saúde do organismo.

Respirar é um ato básico de quase todo ser vivo. Esse ato simples é vital para o nosso corpo e, apesar disso, muitas vezes, não damos a devida atenção para a sua importância.

Apesar de ser involuntário, sabe-se que existem modos corretos e incorretos de respirar e isso interfere diretamente na saúde do organismo. Se nem no dia-a-dia conseguimos respirar corretamente, imagine então no meio esportivo?

Por isso, no artigo abaixo você conhecerá um pouco sobre o sistema respiratório, o papel da respiração correta e como executá-la de maneira adequada durante a prática física.

Um resumo sobre o sistema respiratório

A função principal do sistema respiratório é oxigenar as células do corpo e eliminar o gás carbônico. Ao inspirarmos, o nariz filtra e umidifica o ar que irá chegar nos pulmões. Lá ocorre a troca de gases, necessários para oxigenar o sangue e garantir as funções vitais do corpo.

Existem outros órgãos que compõem esse sistema: faringe, laringe, traqueia e brônquios.

A respiração na prática dos exercícios físicos

Durante a prática física o corpo necessita de mais ventilação, principalmente quando se realiza exercícios mais intensos. Com isso, a respiração precisa estar adequada ao tipo de prática, a intensidade e ritmo do exercício.

A respiração é essencial para o bom rendimento e o aumento da resistência durante os treinos.

Além disso, a respiração correta reduz a tensão muscular e contribui para reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Ela ainda influencia no foco e na atenção durante a prática de exercícios (ou de qualquer outra atividade).

Já a oxigenação insuficiente durante a prática de exercícios pode provocar dores no corpo, sobrecarregar o trabalho do coração e até causar desmaios ou tonturas.

Como respirar de maneira adequada

Existem alguns esportes e exercícios, tais como as Artes Marciais e a Yoga, possuem padrões específicos de respiração que são ensinados aos alunos.

Contudo, não é certo dizer que há apenas um modo correto de respirar, pois isso dependerá do tipo de esporte ou exercício praticado. Existem formas de respiração distintas para exercícios de força, treinos aeróbicos, exercícios de relaxamento, entre outros. Por isso, é sempre bom consultar o seu personal trainer ou professor para uma orientação mais apropriada.

Apesar disso, existe o básico da respiração correta, que é: usar o diafragma (músculo localizado abaixo dos pulmões) e não o tórax, como costumamos fazer. Os exercícios de respiração diafragmática são altamente eficazes para evoluir o diafragma e melhorar a respiração tanto para o cotidiano quanto para a prática de exercícios. Para isso, você deve buscar expandir o abdômen ao inspirar, e esvaziá-lo ao expirar. Tome cuidado para não prender o ar.

E respirar pela boca pode? O tema é controverso, mas alguns especialistas afirmam que não está errado. Apesar de não ser a forma ideal de respirar, ela ajuda a manter o corpo oxigenado durante os exercícios.

Que tal praticar uma modalidade esportiva e ter uma vida mais saudável? No Santa Mônica Clube de Campo você encontrará várias modalidades e os profissionais mais qualificados. Conheça mais aqui.

Atividades Físicas Dicas Saúde