carregando

Digite para pesquisar

A importância da prática do esporte para a mente

Esportes fazem com que você desenvolva habilidades de liderança e aumentam sua autoconfiança.

Todos sabem que a prática de atividades físicas e esportes proporcionam inúmeros benefícios físicos para nosso corpo. Mas, o mais interessante é que também fazem muito bem para a mente. Ao realizarmos qualquer exercício, nosso corpo libera um hormônio chamado endorfina, que faz com que tenhamos o alívio de dores, regule nossas emoções e traz a sensação de bem-estar. Mas há várias outras vantagens além dessas. Veja a seguir:

Aumento dos níveis de concentração

Seja em esportes individuais, como o xadrez e o poker, onde a concentração é crucial para determinar o sucesso do jogador na partida ou em esportes coletivos, como o futebol e o vôlei, ou mesmo em atividades de fortalecimento muscular na academia, os níveis de concentração são essenciais para o bom desempenho. Como consequência, com a prática constante de exercícios físicos, podemos alcançar evoluções nesses níveis, melhorando o desempenho escolar ou atividades profissionais.

Os exercícios físicos também ajudam a melhorar a qualidade do sono

Eles fazem com que você adormeça mais rapidamente e tenha um sono muito mais profundo, o que também é de extrema importância para seu corpo e para a manutenção das suas atividades diárias. É no momento do sono mais profundo, que seu corpo se repara e cicatriza os músculos, armazena as informações que foram obtidas ao longo do dia e, é claro, entra em estado de grande relaxamento, reduzindo a possibilidade de você ter aquela sensação horrível de já acordar estressado no dia seguinte.

Esportes fazem com que você desenvolva habilidades de liderança e aumentam sua autoconfiança

A liderança é muito desenvolvida em esportes coletivos, onde a cooperação entre os jogadores é essencial, desenvolvendo um espírito de equipe que certamente será levado para suas atividades pessoais e profissionais. A autoconfiança pode ser adquirida em esportes físicos como também nos estratégicos, novamente como o poker. Com o passar do tempo, o esporte faz com que nossas habilidades fiquem mais apuradas, sejam mentais como a concentração ou físicas como o aumento da resistência, melhorando sua autoimagem e sua autoestima.

Entre os esportes que mais trazem benefícios, estão o Tênis, o Beach Tennis e o já mencionado Poker. Eles auxiliam no desenvolvimento das atividades cerebrais, bem como na concentração, destacada anteriormente, já que nessas modalidades, o jogador deve estar sempre atento aos movimentos táticos do adversário. O Poker, por ser um esporte totalmente baseado na criação de estratégias pelo praticamente, também ajuda na resolução de problemas, visto que estimula as conexões neurais. Ele pode ser ainda um verdadeiro remédio contra problemas como a ansiedade, já que o autocontrole e a disciplina são importantíssimas em sua prática, bem como no Tênis, onde as partidas podem durar horas.

Aproveite todos os benefícios desses esportes, participando e sendo associado do Santa Mônica Clube de Campo, que oferece as três modalidades mencionadas. O Clube é um dos maiores da América Latina e oferece mais de 30 atividades físicas diferentes, ampla área para prática de esportes, excelente infraestrutura juntamente de profissionais capacitados para o acompanhamento das atividades. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Esportes Saúde