carregando

Digite para pesquisar

A importância da dança na infância

A dança proporciona inúmeros benefícios para as crianças.

A dança é muito mais que diversão para as crianças, pois a atividade estimula o desenvolvimento de habilidades corporais e psicomotoras. Por meio da modalidade, os pequenos aprendem mais sobre as noções de espaço, padronização, além de tomarem consciência do próprio corpo. Neste post, você confere os principais benefícios, vamos lá?

Essa atividade é capaz de auxiliar no desenvolvimento de estímulos visual, auditivo, afetivo, tátil, cognitivo e, também, motor. Dessa forma, a dança explora vários tipos de habilidades de forma individual e ainda proporciona inúmeras experiências para aprendizagem, como por exemplo, estimula a concentração, pois nas aulas são trabalhados movimentos que ativam a memória, a atenção e, também, a observação; melhora a coordenação e a resistência, visto que são trabalhados vários tipos de exercícios com intensidades diferentes, flexibilidade, alongamento, entre outros.

Outro benefício da dança para as crianças é que os músculos são exercitados de forma dinâmica e estática e, assim, há melhora do alinhamento corporal. Também nas aulas há o estímulo para a autoconfiança, disciplina e o desenvolvimento de raciocínio – que é essencial para a formação dos passos.

O equilíbrio e a postura também são pontos fortes trabalhados, pois o corpo permanece em movimento de forma constante. Como há interação com outros alunos, a dança também incentiva a afetividade e a interação social, auxiliando na comunicação e na socialização.

Dessa forma, a atividade também é muito indicada para as crianças que são tímidas, pois, geralmente, as aulas são realizadas em grupos ou até em pares. Assim, ocorre interação e as crianças, mesmo as mais inibidas, tendem a se socializar.

A criança também desenvolve disciplina, pois será necessário seguir o horário, respeitar o professor e os colegas, cuidar do uniforme, ou seja, seguir as recomendações necessárias e o ensinamento.

Além disso, a atividade também encoraja a liberdade, já que a criança precisa realizar o movimento do corpo de acordo com coreografia e o ritmo que deve ser seguido. Dessa maneira, ela aprenderá a lidar melhor consigo mesma e, também, a se expressar sem medo.

A dança também incentiva a formação cultural. Ao dançar, os pequenos têm contato com diferentes culturas e aprendem mais sobre os vários ritmos. Também ocorre o estímulo cerebral por causa dos movimentos do corpo e das informações que são enviadas para o sistema nervoso central. Portanto, dançar é importante para o desenvolvimento infantil, proporcionando inúmeros benefícios para as crianças, ao longo da vida.

No Santa Mônica Clube de Campo é possível praticar aulas de dança. O Clube dispõe de aulas em diversos ritmos diferentes, como dança de salão, sertanejo, zumba, samba, tango, além de ensaios de Equipe Infantil e Adulta. São vários ritmos trabalhados para que adultos e crianças se divirtam e cuidem da saúde. O Santa Mônica também conta com outras atividades esportivas, como Ginástica Rítmica, Hidroginástica, Corrida, Zumba e muito mais.

O Santa Mônica Clube de Campo é completo e oferece uma excelente estrutura para toda a família, além de várias atividades diferentes para os associados. É um dos maiores clubes da América Latina. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Crianças Dança Saúde