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A importância da atividade física para prevenir a osteoporose

O simples ato de subir e descer escadas serve como uma excelente atividade física para pessoas com osteoporose.

A prática de atividades físicas pode ser considerada como uma das maiores aliadas na prevenção e combate à osteoporose. Essa doença é definida a partir da perda, de forma rápida, de massa óssea.

Todo esse processo torna o tecido mais frágil, deixando-o exposto a complicações e fraturas. Estima-se que a osteoporose afete a vida de cerca de 10 milhões de brasileiros.

Como os exercícios podem ajudar na prevenção

Antes de vermos alguns dos exercícios mais recomendados pelos especialistas para a prevenção e combate da osteoporose, é importante ressaltar que estamos falando sobre um processo preventivo de longo prazo.

Se a doença já se encontra instalada, as atividades físicas devem promover o fortalecimento, sem comprometer a segurança do paciente.

Caminhada

Essa atividade física auxilia no aumento da densidade óssea, contribuindo para que os ossos fiquem mais resistentes.

Além disso, é uma prática que ajuda na manutenção da coordenação motora e na melhora do equilíbrio. Dessa forma, há a diminuição do risco de quedas e, claro, de fraturas. É recomendado que pessoas com osteoporose realizem caminhadas de até 30 minutos por dia.

Subir escadas

O simples ato de subir e descer escadas serve como uma excelente atividade física para pessoas com osteoporose. Aliás, as descidas contribuem para uma maior produção de massa óssea uma vez que o impacto exigido do corpo é maior.

Musculação

O levantamento de peso é uma ótima atividade física para a prevenção da osteoporose. A prática de musculação contribui para aumentar a tensão nos ossos e músculos e isso auxilia no aumento da densidade óssea e na formação de ossos mais fortes e sadios.

Jardinagem

A jardinagem também pode entrar na lista de atividades físicas para a osteoporose. Entretanto, vale tomar um pouco de cuidado especialmente no que diz respeito à postura corporal.

Nesse sentido, atividades como cortar a grama e manusear a tesoura ajudam no fortalecimento dos ossos, além disso, pode ser um excelente passatempo ajudando até na manutenção da saúde mental.

Dança

A dança trabalha de forma direta e muito eficiente os ossos responsáveis pela sustentação das pernas, coluna e quadril. Como resultado, é possível diminuir a velocidade da perda mineral dos ossos. Outro benefício da prática de dança é para a saúde do coração e para a melhora da circulação sanguínea.

Hidroginástica

Muitas pessoas com osteoporose preferem a hidroginástica como alternativa de atividades físicas para a osteoporose.

Entretanto, vale lembrar que estamos falando sobre uma atividade de baixo impacto e, por isso, os resultados podem ser mais demorados quando comparamos com outras práticas. Mas, ainda assim, pode entrar tranquilamente em nossa lista.

Como vimos, a prevenção da osteoporose envolve muito mais do que uma dieta especial e equilibrada. Aliar atividades físicas com a alimentação correta tornará os resultados para a saúde muito mais eficientes. Além disso, é preciso ficar atento com a rotina de exames médicos, afinal, quanto antes o problema for descoberto, mais fácil é o tratamento!

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