carregando

Digite para pesquisar

A história do golfe e onde jogar

O golfe é um esporte que cada vez tem se tornado mais popular. Seja pelo aparecimento de esportistas lendários como Tiger Woods ou pelo surgimento de novos campos para a prática da modalidade ou pela transmissão televisionada das competições, o certo é que esse esporte tem conquistado adeptos de todas as idades.

Um jogo de estratégias

O golfe consiste, basicamente, na tentativa de o jogador acertar a bola nos buracos espalhados pelo campo utilizando-se de um taco. O jogo, que pode ser individual ou em grupos de duas ou quatro pessoas, possui competições em duas categorias:

  • Stroke Play, no qual os jogadores objetivam acertar os 18 buracos com o menor número de tacadas;
  • Match Play, onde ganha aquele jogador que acertar o maior número de buracos, sem necessariamente passar por todos os 18 existentes no campo de competição.

Os golfistas utilizam diversas técnicas como o controle da força na tacada e a escolha do taco com o formato correto, exigindo que o jogador seja também um estrategista e tornando o jogo ainda mais interessante.

A história do golfe

Segundo os historiadores, esse esporte é resultado da evolução de outros jogos que eram praticados por povos antigos, tais como o Paganica, desenvolvido pelos romanos cerca de 100 anos a.C., em que se usava um bastão curvo para acertar uma bola de couro.

Outro esporte que antecedeu o golfe como conhecemos hoje foi a Cambuca. Esse jogo, praticado pelos ingleses no século XIV tinha tamanha importância que foi eternizado em um dos vitrais da Catedral de Gloucester, datando de 1340.

Os estudiosos apontam ainda que o golfe atual data do século XV, sendo a referência mais confiável de seu aparecimento um ato do Parlamento Escocês que determinou a ilegalidade do jogo em razão do interesse dos soldados pelo esporte. A prática do golfe pelos soldados interferia na prática do arco e flecha, necessário para a defesa do país, e por isso teve seu banimento decretado durante o reinado de James II. A proibição foi promulgada em 1457 e posteriormente reafirmada nos anos de 1471 e 1491.

No entanto, a proibição da prática do golfe foi retirada no ano de 1500, sendo que o próprio rei escocês no momento, James IV, se tornou um praticante do esporte. O golfe continuou a se consolidar e, em 1744, foram publicadas as primeiras regras sobre sua prática, escritas pela Honorável Companhia dos Golfistas de Edimburgo, associação que havia surgido no mesmo ano. Essa foi também a associação responsável pelo primeiro campeonato de golfe, sendo que, nessa oportunidade, a partida contava com 5 buracos.

O golfe é considerado atualmente uma modalidade olímpica. Esteve presente nas Olímpiadas de 1900, 1904 e 2016, essa última realizada na cidade do Rio Janeiro.

Clube completo

Santa Mônica Clube de Campo oferece a oportunidade para que amantes desse esporte possam praticá-lo e desenvolverem suas habilidades. O clube possui um campo com 18 buracos, adequado para sediar competições oficiais, inclusive de padrão internacional. Além disso, o clube conta ainda com uma imensa reserva ecológica com mais de 72 alqueires, garantindo que os jogadores estejam em um ambiente agradável, sustentável e com ótima infraestrutura. Saiba mais aqui.

Clube de Campo Dicas Golfe